top of page
  • Foto do escritorRedação

Doc dos Racionais MC’s retrata trajetória do grupo

Documentário do Racionais MC's é aula sobre importância da cultura na periferia, memórias do grupo mostram a arte como uma ferramenta anti-marginalização

O grupo já tem três décadas de atuação, e é o grupo mais importante e influente no cenário nacional. Foto: Divulgação


Com mais de 30 anos de estrada e a posição permanente de grupo mais importante do rap nacional, o Racionais MC’s mudou o destino de muitos jovens de periferia no Brasil. Mano Brown, Ice Blue, KL Jay e Edi Rock transportaram a realidade da periferia Sul de São Paulo para o país com letras de cunho engajado sem deixar de lado o relato pessoal e confessional, então nada mais justo que os Racionais ganhem um documentário também contado da perspectiva dos integrantes, Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo.


O filme dirigido por Juliana Vicente mostra a origem e ascensão do grupo com cenas inéditas gravadas durante essas mais de três décadas do grupo, além de entrevistas. É um compilado com evidente valor nostálgico para os fãs do Racionais, que se vêm incluídos na narrativa na medida em que o filme permite traçar paralelos entre a obra e a própria vida do espectador, contanto que ele se enxergue nas letras de Brown ou na própria realidade de onde o Racionais saiu.


Memórias

A vida nas periferias de São Paulo durante os anos 1990 e 2000 é o foco do resgate do filme, e a conexão com o presente se faz de forma dura: na constatação de que a realidade não mudou muito de lá para cá. Das Ruas de São Paulo Pro Mundo faz questão de denunciar a necropolítica usada contra as periferias e como ela pode empurrar as gerações que vivem nesses locais para situações de risco social.


Essas características da trajetória do Racionais são evidenciadas em meio a lembranças hoje cômicas e relatos emocionados. Para equilibrar o tom, Juliana Vicente sobrepõe os relatos sobre a violência e o desamparo com fatos da vida pessoal dos rappers. Aliado a isso, a diretora tem consigo registros raríssimos que tornam seu trabalho de montagem uma viagem no tempo.


O documentário ainda expande sua análise para além do foco dos quatro Racionais quando aborda as raízes do rap nacional. Bem produzido e embasado, ‘Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo’ serve como uma aula sobre como a arte pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades marginalizadas nas grandes metrópoles do país. Juliana Vicente tem ouro nas mãos em formato de arquivos e depoimentos e, como um ourives, molda um documentário cujo valor fundamental está na própria natureza do material.

bottom of page