top of page

De Ponta Grossa para o Brasil: editoras lançam obras premiadas no edital “Outras Palavras”

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 15 de ago.
  • 3 min de leitura
Foto: Joyce Clara | Divulgação
Foto: Joyce Clara | Divulgação

Duas editoras de Ponta Grossa — ABC Projetos Culturais e Arte Telúrica — acabam de colocar no mercado 26 livros de autores paranaenses premiados pelo edital Outras Palavras, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná. As obras fazem parte da coleção homônima da Biblioteca Pública do Paraná e tiveram seu lançamento oficial durante a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), no início deste mês.


A seleção dos títulos foi realizada ainda em 2020, em plena pandemia, dentro de um edital da Lei Aldir Blanc voltado a estimular a produção artística em um período de forte impacto para o setor cultural. A curadoria contemplou gêneros como romance, coletâneas de contos, crônicas e poesias, dramaturgia, roteiros, ensaios críticos, pesquisas sobre cultura alimentar e livros ilustrados.


No ano passado, a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) viabilizou a escolha das editoras responsáveis pela produção. “Ficamos extremamente felizes em estar entre as editoras selecionadas, uma vez que em quase 18 anos de atuação desenvolvemos uma identidade justamente ligada à valorização do autor paranaense”, afirma Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos.


O acompanhamento editorial foi realizado em parceria com os escritores. “Todos os textos passaram por um processo criterioso de revisão e propostas de edição, quando necessário. O padrão gráfico seguiu normas e orientações estabelecidas pela Biblioteca Pública do Paraná”, explica Luiz Maurício Bucholdz, diretor da Arte Telúrica.


Cada livro teve tiragem de 500 exemplares, com a maior parte destinada à Biblioteca Pública do Paraná para distribuição gratuita. Tanto autores quanto editoras receberam cotas para comercialização.


Entre os contemplados está Humberto Gomes, que publicou Fábulas Teatrais pela ABC Projetos. “Ter essa obra publicada já é, para mim, um grande — se não um dos maiores — reconhecimentos. Em um edital, concorremos com muitos candidatos e, no caso, eram apenas cinco autores selecionados para cada vertente. Ser um dos cinco da dramaturgia já me proporciona visibilidade e validação do meu trabalho”, ressalta. Ele lembra que não imaginava a dimensão que o projeto teria: “Então, veio o contato da editora, da ABC Projetos Culturais, oferecendo todo o acompanhamento necessário. O processo foi conduzido de forma madura e sempre com tudo muito claro, desde o início até o resultado final.”


Outro premiado, Márcio Claudino, lançou pela Arte Telúrica o livro de poesias HQs, Heróis e Musas da Sessão da Tarde. “Participar da coleção Outras Palavras foi uma experiência única até então. É meu segundo livro publicado, apesar de ter inúmeras outras publicações em periódicos e coletâneas. E a relação com a editora foi ótima: muito receptivos, simpáticos e sempre atenciosos, rápidos, eficientes, de um profissionalismo e competência ímpares”, conta. Para ele, a iniciativa é inédita: “Nunca tantos e bons livros foram publicados de uma vez só.” E completa com uma metáfora: “Para o autor, chegar e estar na biblioteca é como, para o jogador de futebol, estar no melhor estádio, entrar em campo e aguardar as jogadas. O livro é a bola que o leitor aprecia, se entretém e frui.”


Ao todo, 160 obras foram reconhecidas pelo Edital de Concurso nº 005/2020 – Outras Palavras – Prêmio de Obras Literárias. A ABC Projetos Culturais foi escolhida por chamamento público e, junto com a Arte Telúrica, assina uma parte significativa dessa coleção, que já está disponível para aquisição direta com as editoras.


Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page