top of page
  • Foto do escritorRedação

Círculo cromático é ideal no verão

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

Saiba que as cores para as quais somos atraídos durante grandes períodos de tempo estão ligadas à nossa personalidade, podendo essas cores continuar inalteradas ao longo da nossa vida. Foto: Reprodução


Explorar a relação das core e a moda, contrastes e harmonias surge também os porquês desta relação tão intrínseca. Falar das tendências de moda, dos elementos do design e da ligação destes com a cor, é absolutamente relevante. O designer de moda utiliza das cores de modos variados, adaptando-se as tendências. A percepção da cor realiza-se através do órgão visual, porém o modo de que cada um de nós percebemos a cor, é subjetivo.


Saiba que as cores para as quais somos atraídos durante grandes períodos de tempo estão ligadas à nossa personalidade, podendo essas cores continuar inalteradas ao longo da nossa vida. No entanto a cor é construtiva e tem um valor simbólico e, portanto, está torna-se capaz de nos fornecer uma linguagem que comunica idéias e que transmite significados.


Existem cores que são animadoras e inspiradoras, assim como existem outras que são depressivas. Algumas cores podem nos acalmar, enquanto outras podem estimular a nossa atividade mental.


No dia-a-dia nas situações mais comuns, como a escolha de um produto ou a compra de um artigo de vestuário, a cor é um dos elementos que mais influência as nossas escolhas. No entanto hoje vamos estabelecer uma ligação com elas de como combiná-las entre si no vestuário. Já é notório que as "cores " alegres e vibrantes irão colorir os looks do verão 2023 entre as tendências. Estamos retomando a vida ao mesmo tempo que vivemos um estado de euforia em meio a uma explosão de cores.


Dicas de combinações:

Looks com tons neutros

O preto, o branco, o bege e o cinza são cores neutras estes podem ser usados com muita facilidade, sendo base para uma produção. No entanto, você já pode começar a ousar usando como foco de atenção um ponto de cor, que pode estar em uma sandália ou em uma bolsa verde limão por exemplo.


Looks monocromáticos

Como os clássicos estão sempre em alta, a combinação de roupas monocromáticas é combinação feita quando se usa cores que aparecem lado a lado no círculo cromático. Essas cores em um look total têm praticamente a mesma tonalidade em cada peça e por isso essa proposta gera uma sensação de uniformidade.


Looks com cores análogas

Cores análogas são cores que estão próximas uma a outra na sequência do círculo cromático, o que gera uma combinação análoga. Elas são muito parecidas, mas não idênticas, possuindo tonalidades que as diferenciam. É de simples combinação pois estão posicionadas lado a lado no círculo e tem bases em comum. Exemplo: O amarelo e o laranja.


Looks em tríade.

Esta combinação é com três cores e que formam um triângulo no círculo cromático, basicamente é assim: você elege uma cor, salta três outras do circulo cromático e seleciona a próxima, essa seleção forma um triângulo dentro do círculo de cores. Um exemplo é amarelo, azul e vermelho, ou roxo, laranja e verde outra a opção rosa, amarelo e azul são combinações ousadas e muito criativas. Combinações de cores, irão sempre valorizar ainda mais seu visual.


Circulo cromático

Conhecido por outros nomes, como roda, disco ou círculo de cores, ele é dividido em 12 partes, sendo que cada uma corresponde a uma cor. Para complementar essa matéria e analisar as cores acesse em “pesquisar imagem de circulo cromático”.


Por Silvana Hass

bottom of page