top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Câmara de PG aprova 'Tarde do Chimarrão nas Praças'

O projeto visa resgatar e preservar as manifestações da tradição e cultura gaúcha no município

A "Tarde do Chimarrão, Tererê e Música Gaúcha nas Praças" deve ser realizada mensalmente ou trimestralmente no município

Na última quarta-feira (10), os vereadores da Câmara de Ponta Grossa aprovaram, em segunda discussão, os projetos de lei PL 74/2023 e PL 73/2023, de autoria do vereador Jairton da Farmácia (União). Essas propostas buscam estabelecer o chimarrão e o tererê como bebidas símbolo de Ponta Grossa, bem como criar a 'Tarde do Chimarrão, Tererê e Música Gaúcha nas Praças'.


O objetivo dessas iniciativas é resgatar e preservar as manifestações culturais e tradições gaúchas no município, proporcionando um espaço de convivência e valorização desses elementos. A Tarde do Chimarrão, Tererê e Música Gaúcha nas Praças consistirá em um evento periódico que reunirá os moradores de Ponta Grossa para desfrutar dessas bebidas típicas, além de apreciar apresentações musicais com o melhor da música gauchesca.


O vereador Jairton da Farmácia destaca também que essa iniciativa visa impulsionar o comércio local, promovendo a venda de produtos relacionados à cultura gaúcha durante o evento. Será uma oportunidade para os empreendedores locais divulgarem e comercializarem itens tradicionais, como cuias, bombas, erva-mate e artesanatos gaúchos.


A expectativa é que a Tarde do Chimarrão, Tererê e Música Gaúcha nas Praças seja realizada regularmente, podendo ocorrer mensalmente ou trimestralmente no município. Esses encontros proporcionarão momentos de descontração, integração e valorização das tradições gaúchas, fortalecendo a identidade cultural da região.


Agora, os projetos aguardam a sanção da prefeita Elizabeth Schmidt (PSD), que reconhece a importância de eventos culturais para fortalecer a identidade local e estimular a participação da comunidade.

bottom of page