top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Secretaria de Cultura promove oficina sobre o Promific

O evento vai trazer detalhes sobre as inscrições e demais questões burocráticas do Programa

Oficina sobre o Promific acontece segunda-feira (10) às 19 horas na Mansão Vila Hilda. Foto: Divulgação


O Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific) possibilita a pessoas e empresas incentivarem projetos culturais de artistas de Ponta Grossa através de renúncia fiscal, encaminhando até 60% do IPTU para os projetos aprovados. É um dos mecanismos de financiamento à cultura previstos no Plano Municipal de Cultura de Ponta Grossa (Lei 13.026/2017). Foi criado pela Lei 13.526/2019 e regulamentado pelo Decreto 16.675/2019.


Este é o terceiro ano que o Programa é aplicado no município, atendendo dezenas de projetos culturais ao longo destes anos. Porém, a questão burocrática muitas vezes dificulta o processo das inscrições, do desenvolvimento e das prestações de contas. Para isto, a Secretaria de Cultura irá realizar uma oficina para tirar as dúvidas dos produtores culturais e explicar com mais detalhes as etapas do Promific. Os palestrantes serão Márcia Rodrigues, assessora de fomento e Carlos Schneider (Phantasma), diretor do Departamento de Cultura.


Segundo Carlos Schneider, a ideia de criar a oficina é o fato das dificuldades que alguns proponentes apresentam na hora de fazer as inscrições. “São dificuldades recorrentes que os proponentes têm ao realizar as inscrições e as prestações de contas. Além também que muitos agentes culturais, desconhecem o que é o Promific. Nosso objetivo (Secretaria de Cultura) é justamente apresentar o que é o Promific para estas pessoas e mostrar o passo a passo das inscrições e poder ajudar os proponentes para sanar quaisquer dúvidas”.


Esta é a terceira oficina sobre o Promific, a última foi realizada no “Setembro em Dança”. “O Promific é um programa municipal que o artista consegue realizar seu projeto tendo o financiamento total para poder realizar. Logo será lançado o quarto Promific, e todos os agentes culturais estão convidados para participar do evento”, finaliza Schneider.


Serviço:

Oficina sobre o Promific

Data: 10 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19 horas

Inscrições: No local e no horário do evento

Público: Agentes e produtores culturais de modo geral

Foto: Divulgação

bottom of page