top of page
  • Foto do escritorRedação

Crianças no Teatro tem programação intensa em abril e maio no PR

Programa proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas

Crianças no Teatro tem programação intensa em abril e maio em várias cidades. Na foto, crianças no teatro. Foto: Kraw Penas


Criado pelo Governo do Estado, via Secretaria da Cultura e PalcoParaná, o programa Crianças no Teatro, que proporciona o acesso de crianças de 6 a 12 anos a apresentações e vivências teatrais gratuitas, entra em uma semana intensa com atividades em vários municípios do Paraná.


Enquanto o público infantil da Região Metropolitana de Curitiba poderá assistir ao espetáculo “Itan e Tal”, do Grupo Baquetá, no Teatro Guairinha, as crianças de Laranjeiras do Sul, União da Vitória e Guarapuava terão contato com o clássico “A Roupa Nova do Rei”, montagem da Cia. Regina Vogue. Além de contemplar os estudantes da rede pública, que são levados ao teatro junto às escolas, o espetáculo Itan e Tal dos dias 15 e 16 (sábado e domingo) será aberto ao público em geral. A bilheteria abre uma hora antes da programação.


Na próxima semana, volta ao cartaz pelo Crianças no Teatro em Cianorte o espetáculo “Encontro de Gigantes”, da companhia Núcleo Ás de Paus, que estreou em Londrina em março. A trupe propõe o compartilhamento da prática da perna de pau com personagens gigantes, em um contraponto à literatura clássica infantil, ao apresentar uma menina gigante que é estranha para os outros seres humanos até se encontrar com uma mulher gigante e, assim, se identificar no mundo.


“O Crianças no Teatro entra em uma fase intensa de apresentações. Tem sido extremamente interessante acompanharmos a experiência desses pequenos espectadores nestas imersões proporcionadas pelo programa”, avalia Laura Haddad, coordenadora de Desenvolvimento da Economia da Cultura, da Secretaria da Cultura. “O bom nível dos espetáculos contribui muito para que esta, que muitas vezes é a primeira experiência no teatro da criança, seja inesquecível”, afirma.


Itan e Tal

O espetáculo “Itan e Tal” traz reflexões acerca da diversidade. Nati é uma menina pretinha que canta e adora brincar. Ao inventar o jogo chamado Mundo Invertido das Palavras, descobre que seu nome ao contrário é Itan. Então inicia uma profunda jornada em busca do significado dessa palavra, encontrando a sua história afro-indígena, através de uma viagem ao passado e ao futuro.


A Roupa Nova do Rei

O clássico A Roupa Nova do Rei é um conto de fadas de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen e foi inicialmente publicado em 1837. Certa vez havia um rei, que muito se gabava de sua astúcia e inteligência. Um dia, um malandro forasteiro chega ao seu reino, anunciando ser um renomado alfaiate que percorria o mundo. Apressadamente, o vaidoso rei exige que lhe faça uma nova roupa, jamais vista em canto algum. Enchendo-se de oportunismo, o malandro promete uma roupa mágica que somente as pessoas mais inteligentes e astutas poderiam vê-la.


O falsário então exige todo o tipo de raridades e materiais caros para a confecção do suposto traje mágico, enquanto passa os dias desfrutando do conforto real. Quando finalmente é apresentada a inusitada encomenda, o rei que não queria demonstrar estupidez anuncia um desfile a fim de apresentar aos súditos o novo traje real e testar a inteligência de todos. Uma sincera criança, assustada, faz o rei enxergar que foi enganado e que na verdade está sem roupa alguma.


O Projeto

Anunciado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em junho de 2022, em um grande evento no Teatro Guaíra, Crianças no Teatro é inédito nesse formato no Paraná. O projeto, que conta com apoio da Audi Brasil, tem como objetivo, além de descentralizar as ações culturais, trabalhar propostas pedagógicas de mediação cultural para que crianças tenham acesso à arte por meio de outras possibilidades sensoriais estimuladas.


Além da recepção cultural e da apresentação da peça, os alunos e os educadores são convidados para uma conversa mediada ao fim do espetáculo, como forma de compreensão e reconhecimento do espaço artístico.


Confira a programação:

Foto: Divulgação

Por AEN

Σχόλια


bottom of page