top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Conheça as Bandas selecionadas para o “Sexta às Seis”

Atualizado: 14 de jul. de 2022

Resultado saiu na noite desta sexta-feira (08) no site da Secretaria Municipal de Cultura

Foi feita uma seleção de até 18 bandas para a participação no projeto Sexta às Seis 2022, sendo nove bandas com mais de cinco anos de existência e nove bandas com menos de cinco anos de existência. Foto: Reprodução

Na noite desta sexta-feira (08), a Secretaria Municipal de Cultura divulgou a lista com os nomes das bandas aprovadas para participarem do “Sexta às Seis”.A divulgação ocorreu na apresentação inicial do Sexta às Seis no Parque Ambiental com a Banda Destroyer Kiss, e a divulgação também ocorreu no site da Secretaria Municipal de Cultura. Foi feita uma seleção de até 18 bandas para a participação no projeto Sexta às Seis 2022, sendo nove bandas com mais de cinco anos de existência e nove bandas com menos de cinco anos de existência. Cada banda selecionada receberá um prêmio no valor de R$ 3.500.


O secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, explica que o principal objetivo do evento é fomentar a cena da música alternativa, underground e do rock, embora para o edital deste ano tenha sido aberta a possibilidade de inscrição de bandas de outros estilos musicais. Depois de o evento ficar suspenso por mais de dois anos devido à pandemia, para a temporada deste ano, o Sexta às Seis volta com mudanças. “O evento dá a oportunidade para que as nossas bandas locais se apresentem em eventos oficiais, com toda a estrutura necessária, ajudando ainda para a formação de público. Além de buscarmos valorizar tanto as bandas com mais anos de existência quanto as mais novas, também dobramos o cachê que será pago na temporada deste ano, sendo um grande incentivo para a participação das bandas”, frisa.


As bandas com mais de cinco anos que foram selecionadas são:


As bandas com menos de cinco anos que foram selecionadas são:


A seleção foi realizada por três pareceristas do banco de avaliadores da Secretaria Municipal de Cultura: Daniela Correa Braga, Débora Gonçalves Borburema e Marta Cesar, a nota final foi obtida através da média entre as notas dadas pelas três pareceristas para o portfólio e a qualidade técnica.


No dia 13 de julho às 19h, no Centro de Cultura, Rua Dr. Collares, 436 – Centro, acontece a reunião para definição do cronograma de apresentações. Todas as bandas selecionadas deverão enviar seu representante legal (aquele responsável pela inscrição).


História

O primeiro Sexta às Seis foi realizado em 7 de abril de 1989, na Praça Barão do Rio Branco, em frente à Concha Acústica, com a participação da Banda Escola Lyra dos Campos e o Grupo Vocal ‘A Cigarra’. Criado pelo Departamento de Cultura, da então Secretaria Municipal de Educação e Cultura, foi idealizado por Fernando Durante (in memorian), na época diretor daquele departamento.


Inicialmente, o projeto abria espaço para diversas formas de manifestações culturais locais, incluindo teatro, dança, literatura, artes visuais e música. Com o decorrer do tempo, e como a demanda era maior para a área musical, visto que vários grupos buscavam este espaço para mostrar seu trabalho, o Sexta às Seis foi direcionado para apresentações de bandas locais, de todos os estilos musicais, firmando-se, mais tarde, com o estilo pop rock.


Em 1999, o projeto foi realizado no Calçadão da Cel. Cláudio, com apresentações mensais da Banda Escola Lyra dos Campos. Em outubro de 2005, o Sexta às Seis passou a integrar o projeto Geração München, que tinha por objetivo selecionar as bandas locais para apresentação durante a realização da München Fest, no palco alternativo.


Em 2012, o projeto foi transferido para o coreto do Complexo Ambiental, ao lado do Shopping Popular, e mais tarde, para a plataforma da Estação Saudade.


Foto: Divulgação





bottom of page