• Redação

Confira 7 desenhos e séries para assistir no Dia do Folclore

Data celebrada em 22 de agosto marca a importância da cultura popular, tradições e identidade cultural

Animação pernambucana evoluiu de seriado para longa metragem e também conta com podcast e livros. Foto: Reprodução


O Dia do Folclore é celebrado em 22 de agosto, data escolhida em 1965, pelo então presidente Humberto Castelo Branco. O objetivo foi incentivar os estudos na área e garantir a preservação do patrimônio folclórico brasileiro. Bastante rico e diverso, no Brasil existem diversas lendas, personagens e histórias que marcam as diferentes regiões do país, suas culturas e costumes. A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Paranaense, Sheila Lippmann explica como se define o que é folclore: “as características variam de acordo com autores, mas alguns elementos gerais são: o surgimento espontâneo da obra; o anonimato, pois são histórias passadas por gerações e de forma oral e ter aceitação coletiva e identificação do grupo”. Por isso é importante conhecer e estudar essas práticas, para preservar as tradições que resgatam a memória de um movimento sem idade declarada, mas que mantém viva a história cultural do nosso país, reforça a coordenadora.


Se antigamente as lendas folclóricas eram uma maneira de explicar o mundo e seus fenômenos científicos, atualmente estudar o folclore brasileiro traz vantagens para os estudantes e está previsto até na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): “construção da identidade do estudante, habilitando-o a compreender a própria cultura e a de outros povos e incentivando-o a valorizar e a criar arte e cultura”.


Confira 7 títulos para celebrar o Dia do Folclore Brasileiro com as crianças:


Lendas Animadas [Amazon Prime Video]

Curupira, Saci Pererê, o nascimento das estrelas e a origem da mandioca são alguns dos episódios da série Lendas Animadas. Apresentada por Gabriel Godoy e com muita poesia, animação, contação de história e live-action, a série apresenta lendas tradicionais do Brasil, fábulas populares e personagens de diferentes regiões.

AnimaCriança – Lendas Brasileiras [Vivo Play]


Com 13 episódios, a série apresenta as diferentes lendas brasileiras, de Norte a Sul, e personagens do folclore com um ponto de vista único - o das crianças. As histórias são ilustradas e contadas pelos pequenos, com direção de Camila Kauling. Os enredos abordam seres tradicionais como o Boto Cor-de-rosa, o Boitatá e Negrinho do Pastoreio até histórias como Lobisomem e o Chupa-cabra.

Sítio do Picapau Amarelo [Globoplay]

Originalmente exibida pela TV Tupi, o Sítio do Picapau Amarelo ganhou duas versões diferentes pela Rede Globo. A segunda versão, gravada em live-action, revive as histórias criadas por Monteiro Lobato no sítio que dá nome à série. As aventuras dos personagens, já tradicionais no imaginário brasileiro, são recontadas nessa versão que foi transmitida entre 1977 e 1986.


Turma do Folclore [Amazon Prime Video]

Apesar de ter seis temporadas, o desenho animado conta com apenas a 5ª e a 6ª disponíveis na Amazon Prime Video. Aqui, os personagens folclóricos assumem o protagonismo e são eles que ensinam histórias, canções e datas importantes para as crianças.


Além da Lenda - série

Com 13 episódios, a série tem um tom descontraído e de aventura para abordar o folclore. Com muita ação, cenas dinâmicas e até uma pitada de sustos, cada episódio aborda um personagem folclórico, desde os mais famosos até os menos conhecidos.


Além da Lenda - filme

O desenho, lançado em 2018, virou longa metragem em 2022. Agora, o vilão da vez é o Halloween, o Dia das Bruxas, também conhecido como Dia do Saci. Nesse dia é revelado o livro sagrado que reúne todas as lendas do Brasil, mas dessa vez, seres de outros países parecem estar organizando um roubo que pode afetar a vida de todos. O filme está em cartaz nos cinemas.


Turma do Pererê (Canal Brasil)

Disponível no canal de YouTube da TV Brasil de forma gratuita. A série é gravada em live-action e se baseia nos quadrinhos do cartunista Ziraldo. As histórias recriam, com muito bom humor e leveza, as histórias do Saci Pererê, do coelho Geraldinho, o índio Tininim e muitos outros amigos dessa turminha.


Da Assessoria