• Redação

Conexão Cultural traz teatro gratuito e aberto para Castro

Projeto itinerante visita cinco estados com apresentações teatrais e sessões de cinema

Voltado principalmente às crianças, o projeto terá apresentações das peças Menino Passarinho e a Estrela Encantada e O Gigante Foto: Divulgação

Castro recebe nos próximos dias um projeto cultural itinerante que promete trazer espetáculos de qualidade a locais públicos, contribuindo para a formação de plateias e a democratização da arte. O Conexão Cultural Tigre/ICRH celebra o teatro em apresentações gratuitas em espaços abertos, com espetáculos dos grupos Circo Fool e Trip Teatro. A programação seguirá rígidos protocolos de saúde e ocorre nos dias 03, 04 e 05 de novembro, no Parque Municipal Prefeito Dr. Ronie Cardoso (Parque Lacustre). Além de teatro há sessões noturnas de cinema.


Voltado principalmente às crianças, o projeto terá apresentações das peças Menino Passarinho e a Estrela Encantada e O Gigante. A primeira usa elementos da cultura popular brasileira e muita cantoria para contar a história da viagem de um menino e de seu boizinho por diferentes ecossistemas brasileiros. Já o gigante encenado pela Trip Teatro é um personagem enorme e engraçado, que cuida e protege a água dos rios e mares "Os espetáculos foram selecionados para o projeto por serem divertidos, emocionantes e ao mesmo tempo alertarem a criançada para a importância da preservação do meio ambiente", diz o produtor Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.


O Palco Móvel, arena especialmente montada para receber os espetáculos, já passou por Joinville (SC) e depois Castro (PR) vai visitar o Rio de Janeiro (RJ), Rio Claro (SP), e Marechal Deodoro (AL). Até o encerramento, no dia 24 de novembro, o Conexão Cultural vai realizar 53 apresentações teatrais e 10 sessões de cinema. Em todas elas, público, produção e atores vão seguir protocolos de saúde. As atividades ocorrem ao ar livre, com distanciamento entre as cadeiras na plateia e é obrigatório o uso de máscaras. Além disso, vai ser feita a aferição de temperatura de todos os participantes e serão instalados dispensers de álcool em gel.


Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo e da Magma Cultura, a edição 2021 do Conexão Cultural Tigre/ICRH tem um gosto especial para a equipe do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH). No dia 30 de outubro, o braço social da fabricante de tubos e conexões completou 18 anos de atuação com foco em atividades culturais e esportivas de caráter educativo e de preservação da água.


Programação

Castro PR – 03 a 05/11

Rio de Janeiro RJ – 09 a 11/11

Rio Claro SP – 14 a 16/11

Marechal Deodoro AL – 22 a 24/11