• Hurlan Jesus

Compac promove sessão de Tombamento nesta segunda

Ao todo serão três patrimônios tombados, evento acontece no Cine Teatro Ópera

Praça Marechal Floriano Peixoto será um dos imóveis tombados na sessão desta segunda-feira (30). Foto: Divulgação

Nesta segunda-feira (30) às 19 horas no Cine Teatro Ópera, será realizado a Sessão Pública de Tombamento. Ao todo serão realizados o tombamento da Praça Marechal Floriano Peixoto, e dois imóveis, um na rua Sete de Setembro (1287) e outra na rua Teodoro Rosas (64) na região central de Ponta Grossa. O tombamento será realizado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac).


O evento será aberto ao público, e estudantes, pesquisadores e demais pessoas que tiverem interesse em certificações em horas extracurriculares, deverão preencher este formulário (link do formulário) e assinar a lista de presença no horário e local da Sessão.


O que é o Tombamento

O tombamento é um ato administrativo realizado pelo Poder Público com o objetivo de preservar, por intermédio da aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, impedindo que venham a ser destruídos ou descaracterizados.


O Tombamento pode ser aplicado aos bens móveis e imóveis, de interesse cultural ou ambiental, quais sejam: fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas, cascatas etc. Somente é aplicado aos bens materiais de interesse para a preservação da memória coletiva.

Foto: Divulgação