• Amanda Stefaniak

Comediante de Ponta Grossa encanta com sua arte

Conheça a história de Alison Andrei, um jovem que desempenha inúmeros papéis no cenário artístico

Comediante de Ponta Grossa encanta com sua arte. Foto: Reprodução

O brasileiro vive tempos sombrios devido à crise financeira e a pandemia do coronavírus que assolam o mundo, e como remédio nada melhor do que relembrar a essência da risada e estimular o cenário artístico do nosso país.


Alison Andrei é a prova viva de que a arte ainda está viva e presente no dia-a-dia do brasileiro, o morador de Ponta Grossa de 27 anos trabalha como quadrinista, ilustrador, palhaço, ator, designer gráfico e comediante e escolheu as profissões artísticas simplesmente pelo fato de que ama criar.


Como palhaço

O circo conseguiu despertar o lado artístico de Alison. “Quando eu tinha 8 anos, conheci o mundo do circo-teatro, meu tio me levou pra ver um espetáculo. Quando me deparei com o palhaço e com o público gargalhando com sua performance, algo dentro de mim despertou. Eu queria ser palhaço a partir dali! Mas mantive esse segredo por alguns anos”, conta o artista, que mais tarde se profissionalizou como ator e palhaço.


E o palhaço que inspirou Alison, com apenas 8 anos, foi companheiro de trabalho posteriormente. “Reencontrei ele em 2020, antes da pandemia e pude passar um tempo no circo dele, para estudar. Foi incrível. As pessoas devem conhecer ele pelo Programa do Ratinho: o palhaço Tubinho”, relembra Alison.

Alison e Zeca, o palhaço Tubinho que marcou sua infância e o inspirou. Foto: Arquivos Pessoais

Como ilustrador

Na área da ilustração, ele sempre desenhou “Desde que me entendo por gente, minha lembrança mais antiga é desenhando, então consegui grandes trabalhos nessa área, nacionais e internacionais. Inclusive tive o prazer de trabalhar pra uma empresa de Las Vegas em 2020 e 2021”, diz o ilustrador.


Hoje, Alison apresenta seu trabalho através de seu site e das redes sociais, e com a direção de Marcio Libar, palhaço internacionalmente renomado ele conseguiu lançar seu projeto. “Eu sempre quis aliar o desenho com a comédia. Tive a ideia de criar desafios no Instagram. Claro que eu ia fazer isso como palhaço, né?! Então criei os Charasenhos, que são piadas com desenhos para o público que segue minha página tentar adivinhar”, explica ele.


No Stand-up

Seu trabalho como comediante acontece através do Stand-up Comedy que é um braço da comédia, ligado com seu trabalho na palhaçaria. “Aqui em Ponta Grossa nós somos poucos comediantes, desde 2018 tentamos estabelecer um circuito de comédia na cidade. Ficamos em cartaz no Opera por 3 anos e chegamos a lotar duas sessões. Eu procuro sempre levar algo diferente pro palco e não subir lá apenas para contar piadas. Então sempre tenho algum adereço junto comigo, afim de impactar o público”, esclarece o comediante que utiliza uma caixa onde sorteia uma piada e conta a história dela. “É bastante divertido ver a expectativa das pessoas esperando pra ver onde aquela piada sorteada vai se encaixar na história”, finaliza ele.

Para os interessados em assistir um show de comédia, se divertir e ainda prestigiar o trabalho de Alison, o Stand-up acontece quinzenalmente. E a próxima data provável será no dia 23 de setembro.


Para mais informações sobre as apresentações e sobre as atividades de Alison em suas diversas facetas como artista, siga as redes sociais e fique ligado!


Instagram como palhaço e ator


Instagram como Ilustrador


Canal do Youtube


Site de Alison


Site das tirinhas “Alfredo”




Por Amanda Nunes Stefaniak