top of page
  • Foto do escritorRedação

CMEIs de Ponta Grossa recebem a peça teatral “Ai! Sumiram os brinquedos”

O espetáculo “Ai! Sumiram os brinquedos”, promovido pelo Grupo Dia de Arte, aposta no uso da imaginação nas brincadeiras

Seis CMEIs de Ponta Grossa recebem a peça teatral “Ai! Sumiram os brinquedos”. Foto: Divulgação


Através de uma apresentação teatral lúdica e divertida, crianças dos CMEIs Gisele M. Zander, Fabiane H. Barbosa, Lindamara Paciensny, Geraldo Woycielchowsk, Ana Neri e do Jardim Amália terão a possibilidade de resgatar a história e a funcionalidade de brinquedos analógicos, ou seja, aqueles que não funcionam através de pilhas e nem baterias.


O espetáculo teatral “Ai! Sumiram os brinquedos” faz parte do projeto de mesmo nome, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, através do Ministério da Cultura, e com direção artística e coordenação de Lázaro França, roteiro de Michela França, direção de produção da ABC Projetos Culturais e patrocínio da Copel, Belgotex do Brasil e Paccar Financial.


Em Ponta Grossa, só neste mês de março serão realizadas seis apresentações em CMEIs, além de duas oficinas de brinquedos recicláveis nas escolas municipais da cidade. A roteirista Michela França, preparou um roteiro divertido e leve que nos diz que a principal mensagem é que devemos sempre brincar, estimulando as crianças a se divertirem.


David Dias, o ator que interpreta o mensageiro das brincadeiras na peça, relembra que o espetáculo tem um papel importante na vida da criança imersa na tecnologia. “Precisamos mostrar o quanto as brincadeiras são divertidas, tanto quanto as tecnológicas.” Dias e Michela relembram que é necessário aguçar o intelecto da criança através do lúdico.


Já as oficinas desenvolvidas pelo grupo tem outras temáticas. Elas acontecerão no dia 09 de março e a primeira tem como proposta a produção de brinquedos com materiais recicláveis. Já a oficina “Introdução ao teatro”, busca incentivar o público a ver o teatro como uma forma de expressão e interação.


Em ambas as oficinas será distribuído material de apoio preparado pelo grupo Dia de Arte e desenvolvido com o objetivo de auxiliar no aprendizado, tanto sobre o teatro que desenvolve habilidades importantes nas criança, quanto auxiliar no aprendizado do conceito de sustentabilidade e diversão.

Seis CMEIs de Ponta Grossa recebem a peça teatral “Ai! Sumiram os brinquedos”. Foto: Divulgação

Sinopse do espetáculo

Em uma fazenda, Pimenta e Docinho recebem a inesperada visita de um mensageiro das brincadeiras, que está rodando o mundo para apresentar às crianças os brinquedos que estavam sumidos há muitos e muitos anos. Com muita graça e diversão, eles viajam nesta aventura para o resgate destes brinquedos antigos e descobrem que eles não funcionam com botão, nem com baterias e muito menos com eletricidade, mas sim com a energia e a magia de cada criança.


Dia 02 de março - Apresentações:

10h - CMEI Prof. Gisele M Zander

13h - CMEI Fabiane H Barbosa

15h - CMEI Lindamara Paciensny


Dia 03 de março - Apresentações:

10h - CMEI Geraldo Woycielchowsk

13h - CMEI Ana Neri

15h - CMEI Jardim Amália


Dia 09 de março - Oficinas:

09h - Escola Municipal Aristeu Costa Pinto

13h30 - Escola Municipal Deputado Djalma de Almeida


Da Assessoria

bottom of page