top of page
  • Foto do escritorRedação

CJAP dá dicas para inspirar participantes do Concurso Paranaense de Desenho

Crianças e adolescentes de 8 a 17 anos podem se inscrever até sexta-feira (15)

Concurso Paranaense de Desenho. Foto: Kraw Penas/SEEC

Crianças e adolescentes de 8 a 17 anos de todo o Paraná podem ser inscrever até sexta-feira (15) na quarta edição do Concurso Paranaense de Desenho, promovido pelo Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP). Nesta final, muitos jovens continuam produzindo suas obras, encontrando o viés temático por meio de consultas ao site da instituição.


A coordenadora do Setor Educativo do CJAP, Adriana Carla Dalazen Cichocki, dá algumas dicas que podem inspirar as produções artísticas para o concurso, que neste ano tem como tema Centro Juvenil de Artes Plásticas do Paraná – 70 anos ensinando arte. “Para iniciar a lista, destaco os idealizadores Eny Caldeira e Guido Viaro, que são personas muito importantes na história do CJAP”, diz a coordenadora. Fundado em 16 de junho de 1953, o CJAP tem como herança cultural a influência dos dois arte-educadores.


Além dos fundadores, outras pessoas podem inspirar as criações. Adriana destaca que ex-alunos e ex-diretores do CJAP fazem parte da cena artística do Paraná, atuando como músicos, pintores, escultores e atores, entre outras áreas. A lista completa pode ser acessada AQUI.


“Os participantes do concurso também podem explorar o espaço físico do CJAP, seja por meio de fotos do local ou em visitas à sede da instituição, localizada na Rua Mateus Leme, em Curitiba. Ao buscar inspiração na arquitetura do prédio, os jovens artistas podem enriquecer ainda mais suas criações”, orienta a coordenadora.


Os participantes do Interior que não têm contato direto com o CJAP podem se concentrar, ainda, nas atividades, nos processos criativos e na inspiração que a instituição proporciona aos jovens paranaenses. “O candidato pode captar a essência criativa do CJAP, imaginem como seria um Centro Juvenil de Artes em sua cidade”, diz Adriana.


Como Participar

Os desenhos devem ser criados de próprio punho em técnica livre, como grafite, lápis de cor, giz de cera, pastel, canetas hidrográficas, entre outros, em formato A3 e papel com gramatura mais espessa. A obra também precisa ser original e inédita, ou seja, não pode ter sido editada ou publicada em qualquer meio de comunicação. Para digitalizar o desenho, o responsável pode utilizar a câmera do celular.


O concurso selecionará 40 trabalhos, divididos em duas categorias: Infantil, para participantes de 8 a 12 anos, e Juvenil, de 13 a 17 anos. Serão escolhidos 20 desenhos em cada categoria para a próxima fase do concurso – o resultado será publicado em outubro. As obras vão integrar uma exposição e um catálogo. Os três primeiros selecionados em cada categoria serão premiados. Para se inscrever e enviar os desenhos digitalizados os interessados devem preencher os formulários específicos para cada categoria. Datas, requerimentos e detalhes do processo seletivo constam no regulamento completo.


4º Concurso Paranaense de Desenho do CJAP

Inscrições: até 15 de setembro, sexta-feira

Formulários de inscrição:

Categoria Infantil - AQUI

Categoria Juvenil - AQUI

Documento de cessão de imagem e direitos autorais (deve ser anexado ao formulário) - AQUI


Concurso Paranaense de Desenho. Foto: Kraw Penas/SEEC


Por AEN

bottom of page