top of page
  • Foto do escritorRedação

Cidades dos Campos Gerais recebem apresentações e oficinas artísticas

As apresentações fazem parte do projeto Caravana Cultural, as cidades participantes são: Arapoti, Curiúva, Jaguariaíva e Sengés

Cidades dos Campos Gerais recebem apresentações e oficinas artísticas. Foto: Divulgação

O Caravana Cultural, projeto que leva manifestações culturais para cidades com baixa programação artística no país, chega neste mês de setembro na região dos Campos Gerais, no Paraná, com uma programação focada na formação de plateia e na democratização da arte. Serão apresentações circenses, teatrais, de contação de histórias, além de oficinas para alunos e educadores de escolas públicas nas cidades de Arapoti, Curiúva, Jaguariaíva e Sengés. O programa, que já passou por dezenas de cidades do país, já atingiu milhares de pessoas e pretende levar educação de forma simples e divertida, com interações entre os artistas e a população.


A primeira cidade que receberá o Caravana Cultural é Curiúva, com ações que ocorrerão de 11 até 14 de setembro. A equipe de “Contação de Histórias” passará no dia 13 de setembro, às 8h e 14h, pela Associação Recreativa Curiuvense (Rua Carlos Betenhauzer, 450), com uma programação especial gratuita e aberta para toda a população.


Ainda no dia 13 de setembro e, também, no dia 14, às 19h, na Associação Recreativa Curiuvense, toda a comunidade é convidada para participar do espetáculo gratuito “Aventuras Circenses”, que pretende encantar crianças e adultos com o mundo mágico do circo.


Quem conduzirá a apresentação é o “Astrocirco”, que pretende trazer para a cidade números que encantam e conduzem a magia, ao riso e à alegria. A apresentação é repleta de palhaços, malabaristas, bailarinas e o incrível mundo encantado de famosos desenhos animados. A cidade de Curiúva também receberá duas oficinas artísticas, uma destinada para alunos da Escola Municipal Prof. Alvina Prestes, na Vila São João, sobre “Brincadeiras da Cultura Popular”, e outra aberta para a comunidade, sobre “Economia Criativa”, que ocorrerá no CRAS Vila Esperança (Rua José Simão, 106), que pretende propor possibilidades de atuação profissional por meio da criatividade e o poder econômico dela.


Já em Arapoti, a Caravana Cultural passará entre os dias 17 e 20 de setembro. No Centro Estudantil (Rua Luiz Pinheiro, 1347), nos dias 17, às 19 horas, e 18 de setembro, às 10h30 e 13h30, toda a população poderá acompanhar gratuitamente o espetáculo “Aventuras Circenses”, que levará a magia e a alegria do circo para crianças e adultos. No mesmo dia também haverá “Contação de Histórias” às 8h30, 10h30, 13h30 e 15h, no mesmo local. Também serão promovidas oficinas na cidade. Para a comunidade, no dia 19, às 14h, a oficina “Jogos Teatrais”, que também ocorrerá no Centro Estudantil. Para os alunos das escolas públicas, no dia 20 de setembro, às 8h30, a oficina “A Arte de Contar Histórias”, e, finalizando, a “Jogos Teatrais”, às 13h30.


Em Jaguariaíva as ações acontecerão de 20 até 24 de setembro. O espetáculo “Aventuras Circenses”, apresentando o mundo mágico do circo, será realizado na cidade no dia 23 de setembro, às 10h30 e 14h30, na quadra da Escola Julio de Mesquita Filho (Av. Jaguariaíva, 629), de forma gratuita e aberta para toda a população. No dia 21, às 10h, no Serviço de Fortalecimento Convivência Vínculos Primavera (Rua Francisco Beltrão, em frente ao número 843) ocorrerão as “Contações de Histórias” que, na cidade, terá o tema “A Maior Flor do Mundo”.


Já as oficinas serão promovidas no dia 22 de setembro. Aberta para a comunidade, a oficina “Palhaçaria, A Arte do Riso” terá o Condomínio do Idoso (Rua Prof. M. Carazzai, S/N), a partir das 14h, como cenário. Já a oficina exclusiva para alunos das escolas públicas com o tema “Jogos Teatrais e A Arte de Contar Histórias”, será realizada também no dia 22, às 9h30 e 13h30, no Serviço de Fortalecimento Convivência Vínculos Primavera.


Finalizando a primeira fase de cidades no Paraná, que leva a Caravana Cultural para os Campos Gerais paranaenses, o município de Sengés também recebe a programação gratuita do projeto. O espetáculo “Aventuras Circenses” recebe toda a população nos dias 28 e 29 de setembro, às 19h, no Salão de Festas da Paróquia São Sebastião (Rua da Matriz, 01). Também no dia 28, a “Contação de Histórias” será realizada em dois horários, 9h e 14h, com o tema “A Maior Flor do Mundo”. Já a oficina para a comunidade, com o tema “A Arte de Contar Histórias”, ocorrerá no dia 27, às 18h, na Escola Durval Jorge (Rua Vereador Sergio Pinheiro, S/N). E no dia 26 de setembro, às 9h e 15h, será a vez dos alunos das escolas públicas acompanharem a oficina “Brincando de Circo”, na Escola Trajano (Rua Vereador Antônio Gonçalves de Castro, 1215).


Para a Gerente de Responsabilidade Socioambiental da ARAUCO, empresa que apresenta o projeto, Maria Harumi Yoshioka, o Caravana Cultural é uma ação social e cultural que está alinhada com os valores da companhia. “Nosso valor corporativo, Bom Cidadão, fundamenta nosso compromisso com o respeito ao nosso meio e a criação de valor. Levar atividades culturais e artísticas, como o Projeto Caravana Cultural, para as cidades em que atuamos é de grande valia, pois contribui para o bem-estar social, proporcionando às crianças e à comunidade, acesso à cultura, ao conhecimento e à arte”, comenta.


O Caravana Cultural é realizado pelo Ministério da Cultura | Governo Federal, apresentado pela ARAUCO e pela New Roland, com patrocínio da Rumo e da Itambé. Mais informações por meio das redes sociais oficial, no Instagram e Facebook @vemcaravanacultural.


Serviço:

Caravana Cultural

Etapa: Paraná - Campos Gerais

*Curiúva - 11 a 14 de setembro

*Arapoti - 17 a 20 de setembro

*Jaguariaíva - 20 a 24 de setembro

*Sengés - 24 a 20 de setembro

Confira programação completa pelas redes sociais: @vemcaravanacultural


Cidades dos Campos Gerais recebem apresentações e oficinas artísticas. Foto: Divulgação

Da Assessoria

Comments


bottom of page