top of page
  • Foto do escritorRedação

CCR Aeroportos e Pegaí promovem campanha de arrecadação de livros

Parceria visa contribuir com a divulgação do projeto, estimular a arrecadação de obras literárias e fazer a conexão entre livros lidos e leitores sem livros

Com o lema “dê um novo final ao livro que você leu”, a ação estimula viajantes a doarem livros, que muitas vezes são adquiridos e lidos durante as viagens. Foto: Divulgação



Incentivar e fortalecer o hábito da leitura na população paranaense e dar um novo final aos livros já lidos por viajantes são os objetivos da parceria estabelecida entre a CCR Aeroportos e o Instituto Pegaí Leitura Grátis, por meio da campanha “Liberte seu livro”, no Aeroporto Internacional de Curitiba. A colaboração disponibiliza pontos de coletas nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto para que os passageiros possam contribuir com doações.


Com o lema “dê um novo final ao livro que você leu”, a ação estimula viajantes a doarem livros, que muitas vezes são adquiridos e lidos durante as viagens e acabam abandonados em casa. Os exemplares doados, que devem ser exclusivamente de literatura, são separados e registrados por voluntários do Instituto Pegaí, que fazem a triagem do material com a classificação de acordo com a faixa etária e o tipo de obra. Na sequência, os títulos serão disponibilizados em estantes do projeto, instaladas em pontos estratégicos em 16 cidades do Paraná. Basta pegar um exemplar emprestado, sem precisar fazer qualquer cadastro, e quando terminar de ler é só devolver em algum dos pontos de coleta.


Os pontos do Pegaí Leitura Grátis estão presentes nos seguintes municípios paranaenses: Arapoti, Campo Largo, Carambeí, Castro, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Quitandinha, Realeza, Reserva, São Mateus do Sul e Vera Cruz do Oeste. No site do Instituto é possível conferir a lista de localizações das estantes.


Na primeira coleta de livros doados no Aeroporto deste ano foram arrecadadas 255 obras. Para facilitar a identificação dos pontos de coleta, o Pegaí instalou novas artes do projeto adesivadas nos espaços disponibilizados pelo Aeroporto de Curitiba.


A iniciativa faz parte dos compromissos assumidos pela CCR Aeroportos, por meio de sua estratégia de responsabilidade social e sua visão de tornar seus aeroportos agentes de transformação social. “Educação e cultura são pilares sociais da CCR Aeroportos. Essa ação nos ajuda a promover em nossos espaços o hábito da leitura conectado aos hábitos de viagem de nossos clientes - e ainda contribuir positivamente para a sociedade, gerando impacto transformador na vida de leitores sem livros”, afirma Josy Tibério, Gerente Executiva de Comunicação e Responsabilidade Social da CCR Aeroportos.


Da Assessoria

bottom of page