top of page
  • Foto do escritorRedação

Caso "Martinho da Vila e Adele" é inspiração para atividade de professor da Unisecal

Professor Hermano Victor Faustino Câmara, do curso de direito, propôs para os alunos que fosse desenvolvida uma simulação de um julgamento

Caso onde Martinho da Vila acusou Adele de plágio torna-se inspiração para atividade prática de professor da UniSecal. Foto: Reprodução

A UniSecal é uma instituição que busca sempre o equilíbrio entre teoria e conhecimentos práticos. Tendo isto em mente, o professor Hermano Victor Faustino Câmara, do curso de direito, propôs para os alunos que fosse desenvolvida uma simulação de um julgamento, contendo todas as partes de um processo real que está sendo trabalhado por diferentes grupos de alunos, que interpretam diferentes papéis.


A simulação ocorre para os alunos do oitavo período da disciplina de Prática Cível, de duas turmas diferentes. Hermano comenta que é a primeira vez que conduz uma matéria prática, e explica o porquê da simulação: “As matérias de prática podem ser conduzidas de diversas formas, mas a simulação tem uma importante função de colocar o estudante na posição de agente do processo. Vamos ter a simulação de um processo na íntegra, inclusive com fase recursal, e isso dá uma boa dimensão da realidade forense aos alunos”.


A inspiração para o caso, que já está sendo trabalhado com as turmas, foi a acusação feita por Martinho da Vila contra a cantora britânica Adele. Segundo ele, a melodia da música “Já Tive Mulheres” foi indevidamente copiada por Adele para a canção “A Million Years Ago”. Com adaptações cômicas e com recursos da rede social TikTok, o professor faz o papel de ambos os cantores, realizando o contato com os advogados.


“Os processos estão tramitando com cursos bem diferentes, e é possível que cada turma chegue a um resultado diverso. Está sendo bem interessante! No próximo encontro, teremos a Audiência de Instrução e Julgamento, e no momento oportuno teremos a Seção de Julgamento no Tribunal, com sustentação oral pelos advogados e tudo mais”, comenta o discente.


Hermano ressalta que os primeiros contatos dos alunos com as formalidades de um processo devem ocorrer no plano da simulação, e não com situações reais, já que na vida real deslizes e erros processuais podem trazer sérias consequências para as partes envolvidas. Segundo ele, os alunos tem se envolvido de maneira muito positiva, demonstrando que tem gostado muito da ideia.


A UniSecal estimula sempre, em todos os cursos, que planejamentos como este sejam colocados em prática, já que assim estaremos preparando nossos acadêmicos de uma maneira ainda mais completa para o mercado de trabalho.


Da Assessoria

bottom of page