top of page
  • Foto do escritorRedação

Casa do Divino de PG comemora 140 anos nesta segunda-feira

A partir das 11 horas, durante todo o dia, haverá venda de terços, bandeirinhas, medalhinhas, velas, chaveiros do Divino Espírito Santo, além de pastel, bolo e refrigerante

Patrimônio histórico religioso, a Casa do Divino é a única do Paraná - Foto: Divulgação


A Casa do Divino de Ponta Grossa completa 140 anos nesta segunda-feira (31). A partir das 11 horas, durante todo o dia, haverá venda de terços, bandeirinhas, medalhinhas, velas, chaveiros do Divino Espírito Santo, além de pastel, bolo e refrigerante. Às 15 horas, será celebrada missa com o pároco da Catedral/Paróquia Sant’Ana, padre Antônio Ivan de Campos. Após a missa, os devotos poderão acompanhar uma apresentação musical e o conto da história da Casa do Divino.


Patrimônio histórico religioso, a Casa do Divino é a única do Paraná. “Ela se mantém aberta desde 1882, ainda que tenha sofrido transformações devido a modernização da sociedade e a ação do tempo, nunca mudou sua função: continua aberta a toda população, gratuitamente, para que ela possa desfrutar de um local de paz e meditação, nesses tempos tão conturbados e difíceis em que vivemos. Venha comemorar conosco e ajude a Casa do Divino a se manter aberta”, convida a coordenadora da Casa do Divino, Lídia Hoffman Chaves. Antes da pandemia, o número de frequentadores oscilava entre 30 e 40 visitas diárias. O dia de maior movimento é, sem dúvida, o Dia de Pentecostes, que acontece 50 dias após o Domingo de Páscoa.


O bispo Dom Sergio Arthur Braschi considera ‘admirável’ termos a Casa do Divino na Diocese, em Ponta Grossa. “Ela que vem de um fato extraordinário, que completa agora 140 anos, quando uma moradora, de certa idade, acabou se perdendo. Saindo de casa, teve uma dificuldade de memória e começou a vagar. As famílias buscaram e não conseguiam achá-la. Passado algum tempo, a encontraram andando a pé, no interior de Castro. Ela foi atravessar um riacho e encontrou uma peça de madeira, onde estava esculpida uma imagem do Divino Espírito Santo. Quando encontrou esse ícone, recuperou a memória e foi possível retornar para casa. Ali começou a devoção, que é grande. Está inscrita no itinerário do Turismo Religioso do Paraná. É importante sempre se entusiasmar pelo conhecimento e a devoção ao Divino Espírito Santo”, orienta o bispo.


A Casa do Divino é representada pela Associação dos Devotos do Divino. A Casa foi fundada em outubro de 1882 e tombada pelo Conselho de Patrimônio de Ponta Grossa, tanto pelo seu valor arquitetônico quanto pelo culto e devoção ao Divino. A Associação propaga a devoção através da música folclórica religiosa, levando, com alegria e amor, a bandeira do Divino nas visitas missionárias nas casas, comunidades e instituições. A Casa do Divino fica localizada na Rua Santos Dumont 524, no centro.


Da Assessoria

bottom of page