top of page
  • Foto do escritorRedação

Casa da Memória do Parque Histórico reabre ao público

A Casa da Memória, primeira ala museal, reabriu ao público após quatro meses de reforma estrutural

Casa da Memória do Parque Histórico reabre ao público. Foto: Divulgação

No simbolismo da Primavera dos Museus a Associação Parque Histórico de Carambeí recebeu autoridades e a comunidade para prestigiar o desabrochar da memória. A Casa da Memória, primeira ala museal, reabriu ao público após quatro meses de reforma estrutural.


O antigo estábulo, construído em 1946 pela família de Geus, é um símbolo importante para Carambeí. A primeira estrebaria em alvenaria representa o patrimônio histórico e cultural. Com a arquitetura típica holandesa apresenta a prática leiteira e todo o legado cultural do grupo de imigrantes e, por esse motivo, abriga a memória e parte da história da cidade.


A única edificação original do museu preserva marcas do uso, no local onde os animais eram tratados. Para salvaguardar a história, a memória e o acervo institucional o antigo estábulo passou por uma reforma. Os ambientes expositivos foram mantidos conforme a organização estabelecida pelos fundadores da Associação Parque Histórico de Carambeí. A novidade é um espaço para exposições temporárias que trará dinamismo à ala museal, cujo objetivo é de aproximar o público e contar a história da imigração com diferentes peças que são acondicionadas no acervo institucional.


O antigo estábulo foi um espaço de sociabilidade para a comunidade da Colônia Carambeí. No piso superior aconteciam eventos sociais. Após 77 anos de construção da edificação e 22 anos de inauguração da Casa da Memória, o antigo estábulo continua sendo esse espaço de sociabilidade, com o Koffiehuis Confeitaria e Restaurante Parque Histórico de Carambeí.


Serviço:

A Casa da Memória abre de terça a domingo, das 10h às 17h, no horário de visitação Parque Histórico de Carambeí. Mais informações e agendamentos de grupos pelo telefone 42 98433-4639.


Da Assessoria

留言


bottom of page