top of page
  • Foto do escritorRedação

Brilho é a tendência do verão

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

A palavra de ordem e tendência da estação deste verão é o "brilho". Os designers de moda, trouxeram essa fonte de inspiração, onde o brilho se conecta com um esse novo momento da moda pós confinamento é hora de brilhar. Foto: Reprodução


É impossível separar a história da moda da evolução da humanidade, pois a roupa é e sempre será influenciada por valores da sociedade na qual está inserida. Pessoas em situações sociais econômicas parecidas tendem a seguir um mesmo padrão de consumo, no entanto o estilo introduz sua individualidade em suas escolhas.


Tendência é o ciclo de vida da moda, é justamente a inovação, inspiração e criatividade que são apresentados a cada estação que permitem a sobrevivência da moda. A palavra de ordem e tendência da estação deste verão é o "brilho". Os designers de moda, trouxeram essa fonte de inspiração, onde o brilho se conecta com um esse novo momento da moda pós confinamento é hora de brilhar.


Seja em peças discretas ou não, o material para a confecção é empregado de muitas formas, dentre essas formas encontramos também variações de texturas onde o brilho dos tecidos evoluiu desde sua criação, ficando mais tecnológico.


Desenvolver peças confeccionados com estes tecidos é um trabalho que, para a moda, pode gerar muitas opções de criação, sendo que o mesmo se permite trabalhar com padronagens diferentes, proporcionando ao designer uma capacidade maior de inovação o que vem contraponto as trends mais sóbrias e discretas de temporadas anteriores.


O lamê que possui fios metálicos entrelaçados nas fibras, que conferem o aspecto brilhoso, já o paetê que a cada estação vem com uma nova característica industrial. É preciso evidenciar que uma peça de roupa é como uma segunda pele, que propõe uma relação de interioridade e exterioridade. Essa proposta de texturas metalizadas chega em diversas cores e efeitos de brilho, seja em pequenos detalhes ou na peça inteira.


Quanto a combinação pode ser alinhada aos neutros, composições que tem o poder de iluminar seu visual. Pois bem, nós já temos uma das tendências que devem transitar com facilidade no Verão 2022/23 e em perfeita conexão com a tendência o brilho pode ser encontrado em bolsas, calçados entre outros acessórios, sugerindo que são várias as opções de adicionar o brilho, em suas composições de look.


Para finalizar é sobre forte influência dos anos de 1970 e 1980 que a tendência se refere e é perfeita deixar a luminosidade tornar seu look diferenciado, mas agora sem restrições, não há regras a tendência é para qualquer ocasião ou horário seja ela usada para o dia ou noite.


Por Silvana Hass

bottom of page