top of page
  • Foto do escritorRedação

BPP recebe evento do lançamento de livro do poeta e artista visual

Livro Espáduas reúne a produção do escritor. Encontro inclui um bate-papo com a escritora e jornalista Marilia Kubota e o poeta e pesquisador Francisco Mallmann

Biblioteca Pública recebe evento de lançamento de livro que reúne a poesia do paranaense Rollo de Resende. Foto: Julio Covello

A Biblioteca Pública do Paraná recebe nesta quinta-feira (13) o evento de lançamento do livro Espáduas (Telaranha Edições), que reúne a produção poética do escritor e artista visual paranaense Rollo de Resende (1965-1995). O encontro acontece no hall térreo, a partir das 18h30, e inclui um bate-papo com a escritora e jornalista Marilia Kubota e o poeta e pesquisador Francisco Mallmann — autores dos posfácios da obra, organizada pelo jornalista Hiago Rizzi. A entrada é gratuita.


Nascido em Cambará, no Norte do Paraná, Resende se mudou ainda jovem para Curitiba. Participou ativamente do evento Feira do Poeta, no Largo da Ordem, onde vendia plaquetes com seus textos e outros trabalhos de artes visuais. Também integrou o grupo de escritores Baú de Signos e teve poemas publicados em diversas antologias. Morreu aos 30 anos.


Rollo de Resende encarava a própria vida como um ato poético, e essa abertura para o mundo se manifesta em seus textos — que se estruturam como pequenas montagens de frases, palavras, imagens e melodias retiradas do dia a dia. Espáduas traz poemas publicados nos livros Bem que Se Aviste Racho de Romã (1988), Homeopoética (1991, com Jane Sprenger Bodnar e Fernando Zanella), Água Mineral (1995) e Uma Flor de Lótus (1998, póstumo), além de materiais extraídos de jornais, revistas, coletâneas e plaquetes.


“Alguns poemas de Rollo de Resende são como as canções de Caetano Veloso. Embora ele tenha escrito muitos poemas sobre amor e amizade, nada é explícito e dois e dois podem ser cinco. Há textos que evocam interlocutores, lembrando o viver coletivo na juventude, herança da contracultura. Também há fragmentos, travas, interditos, cruzamentos entre oralidade e escrita. E há os que celebram o homoerotismo, como os de seu livro de estreia, Bem que Se Aviste Racho de Romã”, escreve Marilia Kubota no posfácio de Espáduas.


Serviço

Lançamento do livro Espáduas, de Rollo de Resende

Data: quinta-feira (13)

Horário: a partir das 18h30

Local: Hall térreo da Biblioteca Pública do Paraná - Rua Cândido Lopes, 133

Entrada gratuita

Foto: Divulgação

Por AEN

bottom of page