top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Artista de PG tem obras expostas no Espírito Santo

Está é a primeira vez que o artista Matheus Guilherme de Oliveira apresenta suas individualmente em uma galeria fora do estado do Paraná

A exposição atual é uma retrospectiva de suas obras, que remontam à infância, ao presente e às memórias do artista. Foto: Divulgação


O artista ponta-grossense, Matheus Guilherme de Oliveira, tem sua primeira exposição individual fora da cidade natal. A mostra acontece na Galeria Leo Bahia Arte Contemporânea, em Vitória no Espírito Santo, e reúne obras que remontam à infância, o presente e a memória do pintor. Obras estão sendo expostas nesta quinta-feira (27) e seguem até o dia 6 de junho na capital capixaba.


A exposição atual é uma retrospectiva de suas obras, que remontam à infância, ao presente e às memórias do artista. As plantas, flores, buquês e frutos, que estiveram presentes em seu dia a dia na casa de suas avós, agora são o tema de sua arte. Matheus busca capturar a essência desses objetos e transformá-los em pinturas que remetem à sua memória.


Utilizando uma paleta de cinzas coloridos, Matheus retira dos objetos uma das suas principais características, o colorido das flores. As pinceladas são fortes e marcantes, mas também suavizam-se em determinados momentos, contribuindo para a forma dessas naturezas mortas.


A mostra é uma oportunidade de prestar atenção nos detalhes que o mundo cotidiano e de consumo contínuo apaga cada vez mais, é relembrar as casas e o imaginário brasileiro. Uma rosa é uma rosa, mesmo que cinza, e Matheus Guilherme de Oliveira convida o público a mergulhar nessa experiência sensorial e nostálgica através de suas obras.


A exposição em Vitória-ES, é uma oportunidade para os apreciadores de arte conferirem a obra de um artista emergente na cena artística brasileira. A exposição ficará aberta ao público até o dia 6 de junho. Vale lembrar que no mês de abril, Matheus apresentou suas obras na mostra na Unidade Cultural do Ponto Azul.


Artista

Matheus Guilherme de Oliveira (1996), vive e trabalha em Ponta Grossa-PR. É graduado em Licenciatura em Artes Visuais pela UEPG e mestre em Artes Visuais pela UFPel. Participa de individuais, coletivas e salões no Brasil, destacando: “27º Salão Nacional de Vinhedo” – SP, “17º Salão Nacional de Arte Contemporânea de Guarulhos” – SP, “+100=22/Quantos patos na lagoa?” – Galeria B_arco – SP, dentre outras. E as exposições individuais em Ponta Grossa/Pr Anúncio de um fim próximo” – 2019 e “Pinturas de flores e outras sortes” – 2023.

bottom of page