top of page
  • Foto do escritorRedação

Artesanato se destaca com criatividade de acessórios

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

Artesanato se destaca com criatividade de acessórios. Foto: Reprodução


A moda em um contexto globalizado nos últimos dois anos foi influenciada por uma série de acontecimentos e novas propostas de tendências precisando se adaptar aos acontecimentos. Incluindo as questões ambientais e até mesmo a ocorrência da pandemia de COVID-19.


No ano passado, 2021 a moda para o verão foi pautada no momento em que o mundo estava se protegendo seja em suas casas ou com o uso das máscaras, um momento de incertezas e insegurança.


A moda como um espelho evidenciou essa transição e as peças e acessórios refletiram com criações que remetiam ao isolamento e ao trabalho em home office. A prioridade estava pautada no conforto dos movimentos e na praticidade de se vestir de forma informal, essa foi a característica principal entre a coleção que eram apresentadas “conforto” era a palavra chave.


Não há dúvida, que o setor passou por uma enorme complexidade de fatores econômicos, porém está se recuperando. Alguns lojistas segundo pesquisas já vendem mais do que em 2019. Embora um fato surge com grande relevância em um ciclo que era vicioso onde não havia espaço para o novo.


Consideradas como marcas pequenas e autorais estão sendo responsáveis por disseminar esse crescimento de vendas e marcas conceituadas como Chanel e outras já renomadas passaram a olhar com mais atenção estás novas criações lançadas pelo pequeno mercado.

Prova disso é o trabalho do artesanato é cada vez mais valorizado.


Como tendência de moda 2022/23 a grande tendência está na vivacidade das cores. Estas cores estão despontando muito além do vestuário. Elas estão ganhando espaço entre tramas e a criatividade que aparecem nas “beaded bags" bolsas feitas de crochê adornadas com pequenas miçangas ou pérolas em seu arremate final. Está já é considerada como macrotendência para o verão, pois faz parte da valorização dos produtos feitos a mão.


As cores já estabelecidas para a temporada já estão em vários acessórios, no entanto este diferencial de tendência chama muito a atenção além de deixar o visual totalmente alinhado com a inovação criatividade traz personalidade para quem faz sua escolha. Embora a proposta seja encontrada em cores fortes e bastante chamativas, tons neutros também fazem parte desta criação.


Desta forma, além de linda é democrática para qualquer estilo, como Chanel que apresentou o modelo de forma clássica sem perder o foco principal da essência da criação artesanal.


Por Silvana Hass

bottom of page