• Redação

Apostas ousadas que trazem mais estilo para o visual

Confira a Coluna Estilo e Moda por Silvana Hass desta semana

Criadores de tendências elevaram as famosas ombreiras para um alto patamar de luxo, estilo e elegância, estabelecendo de vez a tendência. Foto: Divulgação

A feminilidade viu moda novamente, com cinturas marcadas. Cada modelagem das peças tem sua própria significação, e quando somados, resultam no look. Um conjunto de elementos, que traduz personalidade. Com isso o estilo se une a identidade visual, uma das formas de expressar aspectos do seu gosto pessoal que cada um faz através das escolhas do seu vestuário.


Desta forma, aliando as tendências do presente difundidas pelos estilistas em todo o mundo e o estilo pessoal nascido através da subjetividade de cada indivíduo que manifesta seus valores, pensamentos, sua relação com o mundo à nossa volta ou em muitos casos manifestam características de nostalgia.


O estilo retrô é uma forma de colocar o passado em evidência e em relação ao termo é qualificado como reflexo onde pode-se analisar a importância e valores agregados a um tempo de moda, a atribuição deste fenômeno se dá do contexto da memória social. A capacidade de filtrar movimentos cíclicos da moda e transformá-la em atualidade é estudado separadamente. Uma tendência retrô cabe ao estilista analisar o comportamento de consumo da sociedade em momentos da história da moda e relacionar a uma proposta de releitura.


O conceito depois de muito pesquisado sempre chegam cercadas de novidades de pós modernidade, no entanto períodos hoje estilistas cada vez mais valorizam e se inspiram no passado. As características de uma década podem ser bastante revistadas por ser um marco na expressão individual e social.


A partir do exposto, pode-se dizer que os movimentos cíclicos da moda “tem o poder” de contribuir, na atualidade imprimindo um estilo na imagem e consequente mensagem apresentada. A década de 1980 não ficou adormecida e se pronuncia para a nova estação através do visual com os ombros marcados e por mangas bufantes e volume como um balão se despontam nas modelagens para 2022.


Neste sentido permitiu para os criadores explorar novas técnicas de modelagens aliando as tecnologias do presente aos elementos estéticos do passado, transmitindo tais valores nos produtos de moda. Assim, ombreiras já foram apresentadas, modernas enormes, pontiagudas e extremamente esculturais totalmente renovadas segundo os desfiles.


Para usar esta ombreira com estilo e elegância, é importante observar como ficará o visual final para parte inferior do corpo sugiro peças com modelagem mais próximas ao corpo. Criadores de tendências elevaram as famosas ombreiras para um alto patamar de luxo, estilo e elegância, estabelecendo de vez a tendência.


Por Silvana Hass