top of page
  • Foto do escritorRedação

APLA divulga o resultado do Concurso “Retrate Corina”

Concurso cultural teve como objetivo, chamar a atenção do público para a relevância do tema e estimular a reflexão sobre o assunto em forma de expressão artística

Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) divulga o resultado do Concurso “Retrate Corina”. Foto: Divulgação


Em comemoração aos 200 anos da cidade de Ponta Grossa e visando marcar os 134 anos do falecimento de Corina Portugal, a Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA), contando com a parceria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e apoio da Unidade Executiva Fundo Paraná (UEF), Secretaria de Ciência e Tecnologia, Núcleo Maria da Penha (Numape/UEPG), Secretaria Municipal de Cultura, Multiverso Casa das Artes, Casa do Artesão, Bando da Leitura, Teatro CECI, Instituto Montes Ribeiro, Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa, promove o Concurso Cultural Retrate Corina.


De acordo com a presidente da APLA, Dione Navarro, realizar concursos culturais é uma forma de chamar a atenção do público para a relevância do tema e estimular a reflexão sobre o assunto em forma de expressão artística, neste caso, a história de Corina Portugal, que envolve âmbitos culturais, sociais, religiosos, históricos e místicos da região dos Campos Gerais. O concurso abrangeu as categorias “Poemas”, “Crônicas” e “vivências” na modalidade literária e “Artística” na modalidade artes visuais. A comissão avaliadora foi formada por cinco integrantes com perfil voltado para as Letras e para as Artes Visuais.


Os critérios de avaliação abarcaram “teor literário”, “aderência ao tema”, “criatividade / originalidade” e “emoção / impacto”. Segundo a presidente da comissão avaliadora, Renata Regis Florisbelo, ao formato da avaliação, com pontuação numérica, foi atribuído peso dobrado ao critério “emoção / impacto”, tendo em vista que a APLA prima pela arte vivificada e pela expressão dos sentimentos e não apenas fatores estéticos e técnicos. Alana Aguida Berti, responsável pelo recebimento da material inscrito apresentou os vencedores em cada categoria:


Categoria Poema:

1º lugar: “Corina uma história”, de Jacqueline de Mattos

2º lugar: “A rosa branca dos Campos Gerais”, de Thaylla Cruz Oliveira

3º lugar: “Cor de Corina”, de Bianca Lourenço Caputo e “Soneto a Corina Portugal”, de Rosilene Tramontin.


Categoria Crônica:

1º lugar: “Bela, Jamais Esquecida”, de Luis Gabriel Alves de Oliveira

2º lugar: “Corina Moça”, de Alcides Blum Junior


Categoria Vivências:

1º lugar: “Minha santinha”, de Alvaro Daniel Costa

2º lugar: “Retrate Corina”, de Paulo Cesar de Lara


Categoria Artística:

1º lugar: arte de Maria Georgina Santos Avila

2º lugar: arte de Claudete Farhat Zanetti

3º lugar: arte de Alisson Louzada


Menção honrosa infanto-juvenil para as artes de: Evelyn Thainá de Souza Teixeira e Melissa Kalva.


A premiação dos vencedores ocorrerá durante o PG Memória, no dia 18 de agosto, às 20h, no palco, no Lago de Olarias. A Academia Ponta-grossense de Letras e Artes, fundada em setembro de 1993 pela escritora Sônia Maria Ditzel Martelo, vem fomentando cultura, promovendo concursos e revelando talentos desde sua fundação.


Da Assessoria

1件のコメント


riquelmemarciadefatima21
2023年8月15日

Ola!Bom Dia!Gostaria de poder a oportunidade de assistir este show.

いいね!
bottom of page