• Redação

AMCG Cultura retoma atividades

Em evento realizado na tarde desta terça-feira no município de Ipiranga, gestores da área debateram futuras ações e explanaram sobre projetos locais

A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está retomando as atividades do setor cultural. Foto: Divulgação


Promover e incentivar as ações culturais dos 19 municípios. A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) está retomando as atividades do setor cultural. Em evento realizado na tarde desta terça-feira no município de Ipiranga, gestores da área debateram futuras ações e explanaram sobre projetos locais. “Com o período de pandemia, estávamos sem realizar nossas reuniões itinerantes. Estamos retomando e com muitas propostas em vista”, conta a diretora da AMCG, Katiane Pires.


Os dirigentes foram recepcionados pelo prefeito Douglas Modesto no Teatro Municipal Plauto Miró Guimarães. “Estamos com um ótimo espaço para realizar nossas ações culturais. E logo iremos proporcionar um calendário repleto de atividades para nossos munícipes”, exultou, destacando ainda o apoio da AMCG em prol das Prefeituras e gestores.


Na pauta do encontro, as ações já realizadas pela AMCG, projetos futuros, e também a aplicação das Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Os recursos da Lei Aldir Blanc devem permanecer até 2028, já a Paulo Gustavo será única, tendo os projetos audiovisuais como foco. Para contar com os recursos, as Prefeituras devem contar com órgão gestor, Conselho e Fundo Cultural, além de estarem cadastradas no Sistema Nacional de Cultura. “É muito importante também que os municípios já tenham o cadastro dos produtores culturais”, antecipou a agente regional de cultura, Milene Galvão, lembrando que os editais devem ser publicados no mês de dezembro.


Para receber a reunião da AMCG Cultura, a secretária Silvana Carneiro Gottems preparou apresentação de alguns de seus talentos. Poesia, dança, canto e artes plásticas contaram com performances. “Mostramos um pouco do que temos trabalhado”, esclarece. Dirigentes de Carambeí, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, Imbaú, Porto Amazonas, Arapoti, Ponta Grossa e Piraí do Sul estiveram presentes.


Da Assessoria