top of page
  • Foto do escritorRedação

A tendência é criar contraste entre cores e volumes

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

O modelo da calça cargo é uma boa opção para ser usada, em situações mais informais porém podem ser combinadas de forma sofisticada com um blazer. Foto: Reprodução


Quem gosta de acompanhar o mundo da moda já deve ter percebido que um modelo diferenciado de calça voltou com tudo. Esta é a proposta que chega para a temporada e que já está nas vitrines do modelo prático e versátil, casual ou esportiva, usada sem distinção de gêneros.


O modelo é da "calça cargo" que tem sua história, o modelo foi criado a princípio para vestir os militares do exército britânico na década de 1940, e logo adotado pelos norte-americanos. Sua principal característica eram os vários bolsos, que na sua criação sua característica era ter a função do soldado guardar suas munições além de ser mais larga nas pernas o que facilitava a movimentação dos soldados.


A peça, por apresentar uma característica utilitária com muitos bolsos posicionados na frente, nas laterais e também na parte de trás da calça, passou a ser utilizada também por trabalhadores na construção civil. Os anos passaram aos tecidos encorpados e mais resistentes passaram a ter variações e o modelo ganhou o seu espaço entre diversos estilos do público do streetwear.

No ano de 1990 a cultura urbana trouxe o modelo para looks street style. As modelagens se adaptaram aos novos tecidos que passaram a ter variações, desde tecidos com mais textura como o jeans aos mais molinhos, o cós era baixo marca a década. Durante os anos 2000 a peça foi cada vez mais procurada, a modelagem era bem mais larga nas pernas diferente dos modelos usados nos anos de 1990, as cores ainda continuavam neutras como o tom caqui, o que proporcionava explorar várias combinações com as cores inusitadas em neon.


A peça que foi tendência de moda e com sua história no passado faz seu retorno para a temporada de primavera/verão 22/23, no entanto chegou repaginada seguindo os passos do normcore, já as cores neutras também fazem parte dessa estética combinadas aos tons da paleta de cores já pré determinadas para a estação.


O modelo da calça cargo é uma boa opção para ser usada, em situações mais informais porém podem ser combinadas de forma sofisticada com um blazer. As de cintura mais alta, combinam muito bem com os croppeds, um moletom com capuz, uma gola pólo ou uma jaqueta que completa o look.


O cinto em forma de corda rústica traz um toque ousado e inusitado para a produção.

As passarelas, mostraram com muita personalidade a preferência por esse modelo icônico durante as semanas de moda ,um modelo que permite inúmeras combinações e explora sua criatividade.


Por Silvana Hass

bottom of page