top of page
  • Foto do escritorRedação

A chegada das mulheres na Banda Lyra dos Campos é tema do último podcast

O podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no Youtube

A chegada das mulheres na Banda Lyra dos Campos é tema do último episódio de podcast. Foto: Divulgação

O quinto e último episódio do podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar neste sábado (30). O programa integra o projeto “Bandas de música: patrimônio cultural de Ponta Grossa”, realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia e finaliza a trajetória de dois meses de conversas sobre as bandas de música em Ponta Grossa com as convidadas Daphiny Krystin Neves de Carvalho e Marina Semczeszm, musicistas da Banda Lyra dos Campos.


O projeto, que tem como proposta apresentar para os ouvintes a tradição da música na cidade e a trajetória das bandas de música como um patrimônio cultural do município, foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), conta com patrocínio de Lojas MM e ACIPG e produção da ABC Projetos Culturais.


Ambas vindas de famílias de músicos, Marina e Daphiny contam no programa de encerramento mais sobre suas trajetórias na música e as consequências da entrada tardia das mulheres na banda. “Eu me lembro bastante como era o tratamento das meninas na banda. Tem mudado bastante. Ainda assim, até hoje só os homens têm vestiários, sendo que a metade da banda é formada de mulheres. Antigamente tinha muito preconceito também com as mulheres que queriam tocar instrumentos grandes e graves, como o trombone. Hoje em dia, já temos uma menina que toca trombone na banda”, relata Marina.


A importância da representatividade feminina no cenário musical da cidade também é um dos assuntos abordados no episódio. As musicistas apontam como um dos momentos de virada na história da Banda Lyra dos Campos a posse da atual diretoria da Banda, comandada hoje por uma mulher.


Para Daphiny, a oportunidade de estar na Banda Lyra dos Campos representa um sonho pessoal seu e de sua mãe. “Quando minha mãe era pequena queria entrar na Banda, mas não podia porque os musicistas eram todos homens. Hoje, comigo na Banda, ela fica encantada, vai em todas as apresentações e apoia muito minha carreira. Eu sei da minha responsabilidade de ser um espelho para outras meninas que tenham esse mesmo sonho”, conta.


O podcast

O programa “Música e Músicos de Ponta Grossa” nasce a partir do trabalho realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia em sua dissertação de mestrado sobre as bandas de música de Ponta Grossa.


O podcast, apresentado pelo historiador, conta com cinco episódios de cerca de 30 minutos de duração que irão ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube no canal “Música e Músicos de Ponta Grossa”. O programa deste sábado (30) encerra os episódios do podcast. Os convidados são profissionais ou estudiosos da música, maestros e pessoas que exerceram ou ainda exercem protagonismo no cenário musical de Ponta Grossa.


Os materiais já podem ser acessados na íntegra de forma gratuita no Youtube. Os quatro episódios com o historiador Fábio Maurício Holzmann Maia, o músico e pesquisador Douglas Passoni, os músicos Angelo Tadeu Góes Farago e Wilson Fernando Góes Farago e o maestro Sérgio Murilo Moreira de Oliveira já estão disponíveis. O podcast também será enviado para escolas da rede pública e privada de ensino do município para utilização dos professores de artes e história e inclusão no acervo das bibliotecas.


Da Assessoria

bottom of page