• Redação

A arte em brilhar influencia o universo da moda

Confira a Coluna "Estilo e Moda" por Silvana Hass desta semana

A atual temporada traz como destaque as cores vibrantes em destaque e muito brilho. Foto: Reprodução

A moda é um campo de especialidade que sofre constantes alterações, em especial, nos seus estilos é como algo que sinaliza o interesse dos usuários para determinadas tendências do mercado. Com a chegada do inverno deste ano, o cenário da moda mudou completamente. Se em temporadas passadas os tons neutros e sóbrios foram protagonistas, a atual temporada traz como destaque as cores vibrantes em destaque e muito brilho.


Já é evidente em outras coleções apresentadas que o brilho de pedrarias em uma peça era moda só para ser usada à noite. O que posso afirmar é que o frio será iluminado não pelos raios solares e sim por muitos paetês. Peças com bordados e sem limites para o exagero já tem sido visto por todos os lados em diversos lugares.


Entre variações democráticas, a proposta é mesclar estilos em looks criativos, shapes oversized, e muito mais. Desfiles de moda revelam antecipadamente muitas apostas, mas, entre uma e outra, e em cada estação algumas das propostas se consolidam como macrotendências. Praticamente todas as marcas trouxeram alguma variação e o brilho marcou presença sendo um dos favoritos para fazer aquela produção statement.


O mercado da moda é ditado por influências que evoluem constantemente por meio de novas concepções. Uma metamorfose, porque ela está em constante reconstrução, ou seja, estamos continuamente em um processo de reformulação do seu nosso “Eu” interior e exterior.


O que definimos por estilo, no entanto a partir de dois aspectos: Moda é uma proposta da indústria, estilo é uma escolha pessoal de cada um, assumida pela escolha do seu vestuário. A moda, corresponde ao conjunto de marcos sociais que definem expressão de um determinado grupo ou de uma época ou de um período de fase da história.


Neste viés, a temporada traz como inspiração o tempo, como tendência que se espelha na contínua mudança e o fez o tempo marcar tamanha presença nos anos de 1980. Com esse olhar teremos essa releitura da moda dos anos de 1980. Que abusou do brilho em paetês, vitrilhos Canutilhos, Miçangas, mini paetês, Chatons e tecidos metálicos. O brilho está neste inverno em blusas, saias, blazers , nos sapatos e bolsas mas principalmente deve está em você, na sua essência.


Por Silvana Hass