top of page
  • Foto do escritorRedação

37ª Semana de cultura trará experiência surpresa para o público de PG

O projeto é voltado para a formação de plateia, dentro dos eixos ‘Legados Intelectuais’ e de ‘Memória e Identidade’ na programação dos 200 anos de Ponta Grossa

Algumas programações da semana serão realizadas no Cine-Teatro Ópera. Foto: Reprodução


Que tal participar de um evento cultural sabendo onde é, horário que vai começar, mas sem ter ideia do que vai ver? Esta é a experiência que a 37ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei vai oferecer para o público ponta-grossense, a partir do tema “Vir para ver”. As atrações só serão conhecidos na hora e local previstos, sem divulgação anterior. O evento acontece entre os dias 16 e 21 deste mês (terça a domingo). A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura.


A Semana de Cultura, conforme lembra o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, é o evento mais tradicional do calendário municipal, acontecendo ininterruptamente há 37 anos. O projeto é voltado para a formação de plateia, dentro dos eixos ‘Legados Intelectuais’ e de ‘Memória e Identidade’ na programação dos 200 anos de Ponta Grossa.


Nessa edição, se pretende provocar surpresa ao público. Conforme explica o secretário, o objetivo é promover uma espécie de “experiência às cegas”, a partir da qual a plateia não saberá qual será a atração, apenas irá ao local e horário definidos e lá, então, vai se deparar com um concerto, uma peça de teatro ou outra forma de arte. “A proposta é baseada em um novo conceito que tem surgido em áreas como gastronomia e turismo e que agora vai ganhar espaço na cultura. É o ato de consumir cultura sem ter uma prévia do que vai assistir”, explica.


Alberto Portugal explica ainda que será uma Semana de Cultura repleta de códigos e surpresas para que o público compreenda o consumo cultural sem uma concepção inicial do ídolo, daquele artista, estilo ou arte preferida. Dentro dos objetivos de formação de plateia, destaca o propósito de ir ao teatro, à galeria, vivenciar a experiência cultural pela arte, sem saber o que vai assistir.


Datas e Locais

A abertura será na Concha Acústica da Praça Barão do Rio Branco, quando também acontece a reinauguração do espaço, a partir das 18h30 do dia 16. Todo restante da programação será realizada no Cine-Teatro Ópera. Dias 17, 18 e 19 (quarta a sexta) as atrações terão como espaço o Palco A, com início às 20 horas. Já no sábado (20), além desse horário, também haverá uma programação anterior (às 19 horas) no Palco B. A Semana da Cultura será concluída no domingo (21) com início um pouco mais cedo, às 19h30.


A programação da 37ª Semana da Cultura Bruno e Maria Enei foi pensada com classificação de indicação livre, para todas as idades. “A proposta é que famílias e grupos venham aos nossos espaços culturais e se encantem com toda a programação, muito especial, pensada dentro dos 200 anos de Ponta Grossa”, finaliza o secretário.


Da Assessoria

bottom of page