top of page
  • Foto do escritorRedação

18 de maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil

Morte de Araceli, em 1973, serviu de marco para a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual contra crianças, neste 18 de maio. Caso completa 50 anos sem que ninguém fosse punido

18 de maio: Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual infantil. Foto: Reprodução


No dia 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil. Essa data foi escolhida em memória do caso conhecido como "Caso Araceli", que ocorreu em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, Espírito Santo. Araceli Cabrera Sanches, uma menina de apenas oito anos, foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada. Esse crime, que chocou o país, evidenciou a necessidade de políticas efetivas para combater esse tipo de violência.


O objetivo do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é mobilizar a sociedade brasileira e alertar sobre a importância de prevenir e enfrentar o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A data busca conscientizar a população sobre a gravidade desse problema, promover a denúncia de casos suspeitos e difundir informações sobre como prevenir e combater essa violência.


A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma grave violação dos direitos humanos, deixando sequelas físicas, psicológicas e emocionais duradouras nas vítimas. É uma realidade presente em todo o mundo e que requer uma resposta enérgica de todos os setores da sociedade.


No Brasil, diversas iniciativas são realizadas durante todo o mês de maio para promover a conscientização e o engajamento da população. Campanhas de mídia, eventos, debates, seminários e palestras são organizados para discutir o tema e fortalecer a rede de proteção e atendimento às vítimas.


Além disso, é fundamental destacar a importância da prevenção. A informação e a educação são ferramentas essenciais para evitar a ocorrência do abuso e da exploração sexual infantil. É necessário promover ações de conscientização nas escolas, nas famílias e nas comunidades, estimulando o diálogo aberto e a escuta atenta às crianças e aos adolescentes. Também é preciso fortalecer os mecanismos de proteção, como os conselhos tutelares, os serviços de assistência social e as delegacias especializadas.


A denúncia de casos suspeitos é outra forma importante de combater essa violência. Qualquer pessoa que presenciar ou suspeitar de abuso ou exploração sexual infantil pode e deve fazer uma denúncia aos órgãos competentes, como o Disque 100, que funciona como um canal de comunicação direto com o poder público.


O combate ao abuso e à exploração sexual infantil é um dever de toda a sociedade. É necessário unir esforços para garantir que crianças e adolescentes sejam protegidos e tenham uma infância segura e livre de violência. Somente com ações conjuntas e efetivas poderemos construir um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes.


Lembre-se: proteger nossas crianças é responsabilidade de todos. Denuncie!

bottom of page