top of page
  • Foto do escritorRedação

UniSecal promove oficinas para a produção de enfeites natalinos

Trabalho foi realizado pelos acadêmicos (as) de Pedagogia da Univerisdade. Enfeites foram para um CMEI do Santa Luzia

Curso de pedagogia da UniSecal promove oficinas para a produção de enfeites natalinos em CMEI de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

A UniSecal busca sempre trazer a melhoria de vida para toda a comunidade que cerca a instituição, principalmente através da maior aproximação dos acadêmicos com causas sociais. Pensando nisso, a professora Perla Enviy, coordenadora do curso de pedagogia, em conjunto com a professora Fabiane Fabri, desenvolveram uma ação social, onde acadêmicos foram até o CMEI Maria Imaculada, no bairro Santa Luzia, no dia 04 de dezembro, para realizar uma oficina de técnicas de fabricação de enfeites natalinos, para as mães atendidas pelo centro de educação.


Segundo a professora Perla, a ideia surgiu a partir de temáticas da disciplina de curricularização, onde foram discutidas políticas ambientais. “Com base nos estudos e discussões buscamos desenvolver diversas atividades pensadas a partir de focos específico,s que se entrelaçam com o conhecimento envolvendo a organização de espaços alternativos e a efetivação de ações que possibilitem outros olhares sobre a docência, a gestão, ampliando a visão sobre atividades que poderão ser desenvolvidas tanto nas instituições de ensino quanto nos espaços não escolares dos futuros pedagogos” comenta a coordenadora.


Contando com a orientação da professora Fabiane, foram escolhidos os materiais reutilizáveis que seriam utilizados para montarem os mais diversos enfeites natalinos. “Os produtos confeccionados tiveram como tema o Natal. Foram confeccionados porta pano de prato, guirlandas, árvore de Natal e demais enfeites natalinos utilizando materiais recicláveis do cotidiano e que dessa maneira podem ser facilmente produzidos por essas famílias, contribuindo na geração de uma renda extra e/ou tornar o ambiente familiar mais acolhedor e enfeitado neste período de Natal” comenta Fabiane.


As professoras comentam que a atividade contou com a participação de 25 pessoas, as quais demonstraram uma recepção muito positiva para as docentes e acadêmicas. A atividade durou cerca de três horas, durante as quais vários enfeites foram produzidos. As professoras reforçam que ações como esta não apenas ajudam na complementação financeira das famílias atendidas, ou ainda no auxílio para que estas pessoas contem com um ambiente domiciliar mais acolhedor, mas também auxiliam o surgimento de pensamentos ambientais mais amigáveis e conscientes.


“As ações desenvolvidas em nosso curso procuram sempre beneficiar instituições e a comunidade com um objetivo social. Projetos como esse são de suma importância pois possibilitam aos acadêmicos o contato com realidades desconhecidas muitas vezes, promove reflexões acerca do seu papel em sociedade e contribui na sua transformação enquanto cidadão e nos diferentes espaços que circula” reforça a coordenadora.


A UniSecal agradece profundamente ambas as professoras envolvidas, bem como a todos os acadêmicos e participantes da oficina. Ações como esta permitem um troca intensa de conhecimento, onde todos acabam por aprender algo. Desta maneira, ajudamos na caminhada em rumo a uma comunidade mais justa e dotada de consciência social e empatia.


Da Assessoria

bottom of page