top of page
  • Foto do escritorRedação

UEPG e URFPR promovem workshop sobre educação inclusiva

O encontro acontece nos dias 09 e 10 de dezembro, de forma remota, e promove palestras, oficinas e salas temáticas

A UEPG é representada por Lucia Virginia Viginheski, professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e organizadora do evento. Foto: Reprodução

A inclusão é pauta do 2º Workshop de Educação Inclusiva, organizado em parceria entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Ponta Grossa. A UEPG é representada por Lucia Virginia Viginheski, professora do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e organizadora do evento. O encontro acontece nos dias 09 e 10 de dezembro, de forma remota, e promove palestras, oficinas e salas temáticas.


A ideia de organizar uma segunda edição aconteceu por meio da parceria com a professora Sani de Carvalho Rutz da Silva, que leciona a disciplina Ensino e Inclusão no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia, na UTFPR. “Temos uma longa caminhada juntas, pois fui sua orientanda de mestrado e doutorado”, conta Lucia. Por meio do convênio celebrado entre a UEPG e a UniGuairacá, de Guarapuava, Lucia passou a fazer parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da UEPG. “Neste semestre, ofertei a disciplina Tópicos Especiais em Educação Inclusiva e passamos a trabalhar juntas na disciplina, com mestrandos, doutorandos e alunos externos da UEPG e UTFPR”, relata.


No planejamento da disciplina, as duas professoras pensaram o 2º Workshop de Educação Inclusiva como uma atividade avaliativa. A ideia do workshop foi lançada para os alunos no primeiro dia de aula e eles ficaram encarregados de planejar o evento. “Eles montaram uma equipe coordenadora, formada por alunos dos dois programas e cada uma das ações planejadas foi discutida com todos, em um dos nossos encontros”.


A segunda edição do workshop tem o objetivo de fomentar discussões, trocar experiências e agregar conhecimentos sobre educação inclusiva. “Que os momentos de reflexões e discussões sobre a inclusão dos estudantes com deficiência, promovidos pelo evento, provoquem mudanças qualitativas no cenário inclusivo”, completa Lucia.


O evento é aberto a discentes de qualquer curso de graduação e pós-graduação, além da comunidade em geral. As inscrições para participação estão abertas até 08 de dezembro, com preenchimento do formulário no link. O evento terá palestra de abertura com início às 19h, transmitida no canal do Programa no Youtube.


Da Assessoria

bottom of page