top of page
  • Foto do escritorRedação

Semana Nacional de Museus segue até domingo (21) em Telêmaco Borba

O tema dedicado à sustentabilidade, mereceu a atenção do secretário de Cultura, Esportes e Recreação

A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais e pessoas da comunidade. Foto: Divulgação

Aconteceu na última segunda-feira (15), na Casa das Artes, a abertura 21ª edição da Semana Nacional de Museus, organizado pelo Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba (MHM). O tema nacional: “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, como parte do avanço de uma agenda dedicada à sustentabilidade.


A abertura oficial contou com a presença de autoridades municipais e pessoas da comunidade. Entre as autoridades o prefeito de Telêmaco Borba, Dr. Marcio Matos, o secretário municipal de Cultura e Esportes, Fabrício Flores, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Wanderley Carneiro, os vereadores Toninho Flenik e Sid Siqueira.


“Vamos valorizar a história de Telêmaco, ouvir as pessoas pioneiras, que através de seus depoimentos possam nos trazer mais conhecimento sobre nossa cidade. É com a cultura que poderemos garantir que no futuro todos compreendam a importância deste lugar e do seu povo”, afirma o prefeito Dr. Marcio Matos.


O calendário oficial de cultura de Telêmaco Borba foi destacado pelo vereador Toninho Flenik. Segundo ele, a Lei 2483, de 10 de maio de 2023, o institui. “É extremamente importante que o calendário, que está no Plano Municipal de Cultura desde 2015, agora esteja regulamentado. Faremos Telêmaco Borba reconhecida pelos vastos segmentos culturais que possui”.


O tema dedicado à sustentabilidade, mereceu a atenção do secretário de Cultura, Esportes e Recreação, Fabrício Flores. “Trata-se de um tema bem interessante, eu acredito que a semana deverá ser proveitosa com a visitação de alunos das escolas, roda de conversas, debates, entre outros pontos previstos na programação”.


Adriana Andrade, coordenadora do Museu Histórico Municipal de Telêmaco Borba, declarou que “as pessoas que levam a sério suas histórias e constroem as suas memórias mostram seu real interesse pelo lugar em que vivem. O propósito do Museu é fazer com que todos se sintam representados na construção da história de nossa cidade”.


O servidor Eduardo Lagos (Dadinho), que está colaborando no MHM, explicou que pretende gravar depoimentos, em vídeo, de pessoas que viram nascer Cidade Nova e que irão contar como era a cidade.


Entres as pessoas que serão entrevistadas estão Renato Medeiros, o primeiro corretor dos imóveis de Cidade Nova, como se desenvolveu o loteamento pela empresa Vale do Tibagi Territorial.


A segunda ideia, explica Lagos, é resgatar a história de algumas personalidades falecidas e que foram homenageadas pela Prefeitura e a Câmara Municipal com nomes de ruas e avenidas. “A proposta é fazer uma pequena biografia com foto e um histórico desta pessoa”, afirmou.


Logo após os pronunciamentos houve a abertura da Exposição Olhar/Ver: retrospectiva Telêmaco Borba – 59 anos, que ficará a aberta ao público até o dia 31 de julho.


Programação da Semana de Museus em Telêmaco Borba

Na quinta (18), das 9 às 11 horas está programada a Visita Mediada pelo Museu Histórico Municipal, aberta para as escolas. Para esta visita será permitido no máximo 25 alunos por período. A Visita Mediada deve ser agendada pelo telefone (42) 3904-1614.


De 17 a 31, das 8 horas até as 23h59, está previsto o lançamento de Enquete com interação a partir de reflexões sobre a proposta promovida pelo Evento.


Na sexta (19), será feita uma Mesa Redonda mediada pelos integrantes do Comitê Territorial Vale do Tibagi. A atividade visa um diálogo entre os participantes com o objetivo de fomentar reflexões a partir dos temas propostos e o território.


A Semana também prevê para o sábado (20), das 14 às 17 horas, um diálogo mediado com o professor mestre Florêncio Rekaug Fernandes (Professor Kaingang da Terra Indígena Mangueirinha) e o assistente social do IDR-Paraná Deivid Ricardo Carolli.


O encerramento da Semana acontece no domingo (21) das 14 às 17 horas na Praça Pedro Cortez com atividade ao ar livre. Caso chova no dia a atividade será cancelada. Todas as atividades propostas na Semana Nacional dos Museus são gratuitas.

Fotos: Divulgação


Da Assessoria

bottom of page