top of page
  • Foto do escritorRedação

Saudade

Confira a Crônica da semana da Academia de Letras dos Campos Gerais: "Saudade"


Viajando pelas estradas noturnas da terrinha, chamou-me a atenção algo pouco notável: como são lindas as paisagens dos campos abraçadas em todos os ângulos pelo véu negro da noite. Como uma princesa que, ao se casar em segredo dos pais, segue trilhando em valsa silenciosa o seu caminho, revestida pelo véu translúcido a cobrir os campos, pontilhado de pedrinhas de diamante a brilhar e cobrir toda a extensão do véu. No topo, próximo a face oculta, cada vez mais numerosas as pedrinhas iam brilhando.


A placa informava que estávamos no km 116, mas meus olhos continuavam dispersos por toda aquela imensidão, pensando em quanta vida e beleza há na noite, nos campos, na princesa coroada de estrelas reluzentes, e como as araucárias sombreadas, espectadoras do casamento, ainda continuavam inconfundíveis mesmo ante a penumbra. Essa é uma boa vantagem de viajar de moto, pois posso brincar com os olhos, especulando com alma curiosa toda essa terra princesina conhecida na luz vivaz do dia, porém, desconhecida na furtividade da noite.


Outra placa informava: Início do Parque Estadual de Vila Velha. E eu seguia o caminho, sonhando entre os vislumbres do casamento. A lua amarelada, à esquerda, tenho certeza que carregava em si todo o ouro da Lagoa Dourada, presente de casamento dos personagens da Vila Velha para a querida Princesa. “Vou sentir saudade de casa” - pensava. E casa eram as verdejantes colinas, o pôr do sol inconfundível, o cheiro e o sentimento de estar aqui.


A viagem noturna prosseguiu por horas intermináveis e, quando em terras longínquas, como já adivinhara, senti grande saudade das paisagens tão conhecidas dos Campos Gerais. Como criança que anseia o colo da mãe, ansiava o regresso, e passei a escrever versinhos em minha cabeça para ocupar-me da fatigosa tarefa de aguardar o demorado retorno.


Saí na noite de segunda e já nasciam as primeiras horas da manhã de quarta-feira quando cheguei novamente aos braços da Princesa dos Campos. Nesta paisagem, ainda pude ver os resquícios da celebração do casamento. Agora, o véu da noiva deitava-se alvo, fumacento, por todo o solo, e cores vivas de amor iam se pintando no céu em tons de vermelho, alaranjado e amarelo. Ah! Que saudade tive deste céu! Finalizo esta crônica emprestando de Anita Philipovsky as primorosas palavras, pois, quando longe desta cidade, do amanhecer ao entardecer:


“É só ver:

Aperta o coração da gente, uma saudade!”



Texto de autoria de Francielly da Rosa, graduada em Letras Português/Inglês e mestranda em Estudos da Linguagem pela UEPG, residente em Ponta Grossa, escrito no âmbito do projeto Crônicas dos Campos Gerais da Academia de Letras dos Campos Gerais

bottom of page