top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Prova do Espcex é aplicada em todo país neste fim de semana

Alunos do Colégio Elite participam do processo avaliativo da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

Alunos do Colégio Elite de Ponta Grossa, participam da prova do EsPCEx. Foto: Kellen Abrami

Neste sábado (25), foi aplicado o exame intelectual da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). Com questões de português, química e física, além da redação. Amanhã, domingo (26), as provas aplicadas serão de matemática, geografia, história e inglês.


A previsão é de que os gabaritos sejam publicados, na próxima segunda-feira (27), a partir das 18h. A interposição de recursos deve ser realizada até o dia 30 de setembro.


O concurso EsPCEx ocorre anualmente. Desta vez, estão sendo oferecidas 440 vagas imediatas, sendo 400 para homens e 40 para mulheres. Se admitidos, a remuneração pode chegar a R$7.315 mensais.


Em Ponta Grossa, alunos do Colégio Elite foram fazer as provas em Curitiba. O Colégio Elite, além de ofertar vagas do infantil ao Ensino pré-vestibular, a escola oferece cursos preparatórios para concursos militares, tendo inclusive uma turma exclusiva para a prova do EsPCEx. “É um concurso com conteúdo bem específico, sendo assim, o Colégio Elite faz questão de ter uma turma exclusiva para esta prova. No qual, destrinchamos todo o edital”, ressalta Thiago Dornelas, coordenador pedagógico do Colégio Elite de Ponta Grossa.


Thiago Dornelas também comenta que são oito meses de preparação intensa, “As aulas começam em fevereiro e vão até esta semana que antecede a prova. E ao longo do ano, os alunos fazem simulados praticamente todos os sábados e recebem aquela motivação tradicional do dia-a-dia, para chegarem preparados e encarar esta prova como mais um simulado”, destaca o coordenador.


Além da realização do Exame Intelectual (a prova), que é de caráter eliminatório e classificatório os candidatos serão submetidos às seguintes etapas:


Etapas

- Inspeção de Saúde (IS): a ser realizada, apenas, pelos candidatos convocados, desde que aprovados no EI, respeitada a classificação obtida;


- Exame de Aptidão Física (EAF): a ser realizado, apenas, pelos candidatos aptos na IS;


- Avaliação Psicológica (Avl Psc), a ser realizada apenas pelos candidatos aptos no EAF;


- Comprovação dos requisitos para a matrícula: a ser realizada, apenas, pelos candidatos aptos na Avl Psc, confirmados no procedimento de heteroidentificação (para os autodeclarados negros) e classificados dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército (EME).

bottom of page