• Redação

Projeto de PG é finalista em prêmio internacional de literatura

Pegaí figura entre os dez finalistas da categoria Incentivo à Leitura do Prêmio Candango de Literatura 2022

Projeto de Ponta Grossa é finalista em prêmio internacional de literatura. Foto: Divulgação


Em 2022, o Pegaí ultrapassará a marca de "Meio Milhão de Livros" disponibilizados em seus projetos, buscando sempre cumprir a sua missão de “aproximar livros sem leitores de leitores sem livros”. E é ‘basicamente’ isto que o Pegaí vem fazendo há mais de nove anos, em 16 municípios do Paraná. E é por isso que figura entre os dez finalistas da categoria Incentivo à Leitura do 1º Prêmio Candango de Literatura, criado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (SECEC-DF), em parceria com o Instituto Cultural Casa de Autores. A disputa pelo prêmio contou com 2 mil inscritos, em diversas categorias, de vários países de língua portuguesa, e teve a curadoria de Ignácio de Loyola Brandão, autor de “Não verás país nenhum”.


“Vimos na categoria de incentivo à leitura uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho para todo o Brasil. Fizemos isso em 2019 com o Jabuti, e deu muito certo, criando diversas novas parcerias com escritores e editoras que nos enviaram inúmeros livros para impressão e doação”, explicou o presidente e coordenador do Instituto Pegaí Leitura Grátis, Prof. Idomar Augusto Cerutti, citando o grande objetivo da participação: aumentar o acervo do Pegaí com doações e impressões.


Para o Prof. Albino Szesz Junior, Secretário do Instituto e responsável pela inscrição, “estar entre os dez finalistas de todo o país já é uma grande conquista; quando enviamos nossa inscrição, montamos mais de 50 páginas sobre o histórico desses 9 anos de trabalho, sabemos o tamanho do Pegaí e isso só nos incentiva a continuar nosso trabalho de disponibilizar mais livros por aí”.


Os vencedores do 1º Prêmio Candango de Literatura serão anunciados no dia 21 de setembro, em cerimônia que contará com show do cantor e compositor Lenine, a ser transmitida através do Youtube, no link: https://youtu.be/y-EMiQRS5uk. O Pegaí concorre na categoria de incentivo à leitura, ao lado de outros nove projetos do Brasil inteiro, e seus voluntários aguardam ansiosos pelo anúncio final.

Sobre o Prêmio Candango de Literatura

O Prêmio Candango de Literatura (https://premiocandangodeliteratura.com.br/) foi criado para enaltecer as manifestações literárias em todos os países lusófonos e difundir a riqueza e diversidade da língua portuguesa. A premiação foi instituída pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) do Distrito Federal, tendo como responsável-gestor o Instituto Cultural Casa de Autores, que atua promovendo a criação literária em seus mais diversos gêneros.


A figura do Candango, escolhida como símbolo desta iniciativa, nasce a partir da confluência de culturas que se encontraram em Brasília para a construção da nova Capital. A união destas vivências cunhou essa identidade, que historicamente traça laços com outros povos de língua portuguesa, como: Portugal, Guiné-Bissau, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Timor Leste, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial.

Por meio do Prêmio Candango de Literatura, busca-se reforçar o intercâmbio entre escritores, leitores, livreiros e editores, consolidando e expandindo o mercado do livro em português.

Confira a lista completa dos finalistas no link:

https://premiocandangodeliteratura.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Lista-de-Finalistas-I-Pre%CC%82mio-Candango-de-Literatuta.pdf


Da Assessoria