top of page

Produções paranaenses se destacam no 53º Festival de Cinema de Gramado

  • hassliviamaria
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No sábado (23), a cerimônia de entrega dos principais Kikitos encerrou o 53º Festival de Cinema de Gramado, com direito a vencedor paranaense em três categorias. A edição de 2025 aconteceu entre os dias 13 e 23 de agosto e reuniu cerca de 40 mil pessoas. 


O longa paranaense “Nó”, produzido pela Grafo Audiovisual e dirigido por Laís Melo, levou os Kikitos nas categorias: Melhor direção, para Laís Melo; melhor fotografia, para Renata Corrêa e Prêmio de Júri de Crítica. Além das categorias vencidas, o filme também foi indicado a Melhor Longa-Metragem Brasileiro. 


O filme estreou no dia 16 de agosto no Palácio dos Festivais em Gramado e conta a história de Glória, que após o divórcio precisa se mudar para o centro de Curitiba com as três filhas, enquanto enfrenta desafios na sua vida profissional. 


“Nó” recebeu apoio do Edital de produções e Desenvolvimento de Obras Audiovisuais, fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). A produção chega em breve aos cinemas brasileiros. 


Outra produção paranaense também esteve sob os holofotes do festival. “Quando eu for grande”, escrito e dirigido por Mano Cappu, conquistou Menção Honrosa de Melhor Curta-metragem. 


O curta foi filmado em Curitiba e acompanha Gabriel, a criança que teme acabar no mesmo destino que os homens de sua família, na prisão. Produzido pela Beija Flor Filmes e Cwblack Produções, ele explora a narrativa de uma mãe e filho cercados pelas incertezas e desafios da vida. 


O 53º Festival de Cinema de Gramado é considerado o mais importante festival de cinema do Brasil. Esse ano, ele prestigiou 74 filmes em cinco mostras competitivas: longas brasileiros, curtas brasileiros, longas documentais, longas gaúchos e curtas gaúchos. 


Com informações: Secretaria do Estado da Cultura do Paraná

Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli


Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page