top of page
  • Foto do escritorRedação

Parque Histórico realiza Semana do Meio Ambiente

O museu Parque Histórico de Carambeí, entre os dias 6 e 9 de junho, realizará a Semana do Meio Ambiente

Através de atividades relacionadas ao tema, os visitantes aprendem sobre as interações entre seres humanos e meio ambiente. Foto: Divulgação

O museu Parque Histórico de Carambeí, entre os dias 6 e 9 de junho, realizará a Semana do Meio Ambiente. Durante a semana temática a instituição divulgará vídeos sobre o tema abordado, relacionados aos trabalhos desenvolvidos pelo corpo técnico do museu. Nos dias 6, 7 e 9 de junho, das 10h às 17h, a entrada para visitar o museu será gratuita para todos, grupos deverão ser agendados com antecedência. Mais informações pelo telefone 42 98433 – 4639.


“A Semana do Meio Ambiente é a oportunidade de conscientizar o público sobre questões ambientais, promover a importância da conservação e sustentabilidade. Por meio de exposições, vídeos e atividades interativas, o público aprenderá sobre os desafios ambientais enfrentados atualmente e descobrirão maneiras de contribuir para a proteção do meio ambiente”, relata a Karen Barros, historiadora e coordenadora cultural do Parque Histórico.

Como as instituições museais desempenham um importante papel na educação não formal, na construção de conhecimento, é pertinente dedicar um período para debater assuntos relacionados ao meio ambiente. A historiadora afirma que as ações realizadas buscam despertar no público um novo olhar e ações de preservação. “Nesse evento abordamos a exploração da biodiversidade, a compreensão das mudanças climáticas e a promoção de práticas sustentáveis. Através de atividades relacionadas ao tema, os visitantes aprendem sobre as interações entre seres humanos e meio ambiente, bem como desenvolver uma consciência ambiental. É uma oportunidade de inspirar mudanças positivas, incentivando um maior respeito e cuidado com o planeta”.


A história de Carambeí, a relação dos imigrantes holandeses com a terra, a trajetória da agricultura e a implantação da técnica do plantio direto na palha que tornou a região referência na preservação do solo e trouxe o aumento da biodiversidade. No Museu dos Tratores: Maquinários e Implementos Agrícolas, no Parque Histórico, é possível perceber que na década de 1970 a comunidade de descentes de imigrantes apresentava cuidados com o solo e a biodiversidade. “O plantio direto é relacionado a história da agricultura da região dos Campos Gerais. A exposição Museu dos Tratores: Maquinários e Implementos agrícolas, aborda os benefícios ambientais do plantio direto, na região dos Campos Gerais, como: a redução da erosão do solo, a preservação da biodiversidade e a economia de água. Nesse espaço é possível compreender como as práticas agrícolas tradicionais foram evoluindo ao longo do tempo e como o plantio direto representa uma abordagem moderna e sustentável para a agricultura”, destaca Barros.


Semanas Temáticas

Ao longo do ano, o Parque Histórico dedica algumas semanas para trabalhar temas diversos. Desde modo, relaciona essas temáticas ao trabalho realizado pelo corpo técnico, torna a instituição dinâmica e sempre traz novidades. “As semanas temáticas permitem que o museu aborde uma variedade de assuntos e temas específicos em profundidade, dialogando com o calendário nacional e global. Isso proporciona uma oportunidade de educação mais ampla e especializada para os visitantes, permitindo que eles explorem tópicos específicos de interesse e adquiram conhecimento. Essa proposta, de dedicar uma semana para discutir um determinado tema ou assunto, oferece um engajamento mais intenso. Ao concentrar-se em um tema específico, o museu pode desenvolver programações e atividades mais direcionadas, que despertem o interesse e a participação ativa dos visitantes”, finaliza Barros.


Da Assessoria


bottom of page