top of page
  • Foto do escritorRedação

Parque Histórico promove Feira Medieval virtual

O evento é um dos principais produtos da instituição, mas devido a pandemia não foi possível realizar a edição de 2020 e para este ano o Educativo fará uma versão virtual

Parque Histórico de Carambeí promove Feira Medieval virtual em outubro. Foto: Divulgação

A Feira Medieval do Parque Histórico de Carambeí foi criada em 2017 pelo Núcleo Educativo do museu com o intuito de falar sobre a Idade Média para o público escolar, já na primeira edição foi surpreendente a adesão e superou as expectativas dos organizadores. O evento é um dos principais produtos da instituição, mas devido a pandemia não foi possível realizar a edição de 2020 e para este ano o Educativo fará uma versão virtual que será apresentada nas redes sociais do museu entre os dias 4 e 8 de outubro.


Lucas Kugler, historiador do Núcleo Educativo do museu e idealizador do evento, relata que está organizando uma ação virtual enquanto não é possível a realização presencial da festa. “Um evento muito aguardado no calendário cultural do Parque Histórico de Carambeí é a Feira Medieval. No entanto, devido ao momento em que vivemos marcado pela presença da pandemia do coronavírus, não poderemos realizar fisicamente a 4ª edição da Feira Medieval no ano de 2021, mas isso não significa que não poderemos falar e refletir sobre um período histórico que mexe com o imaginário das pessoas”.


A Feira Medieval virtual será postada no Facebook, Instagram e Youtube do Parque Histórico, acontecerá no formato de vídeos e bate-papo virtual com um conteúdo temático e muito interessante, explica o historiador. “O Núcleo Educativo desenvolveu uma programação virtual que contará com vídeos educativos, lives e podcasts dissertando sobre os mais variados temas presentes no assunto Idade Média”.


Buscando a integração com o público o Parque Histórico lançará uma série para relembrar os momentos marcantes das edições anteriores. No período do evento virtual todos estão convidados a publicarem em suas redes sociais uma recordação das feiras realizadas pelo Parque Histórico, usar a hashtag #tbtmedieval e marcar o museu em suas publicações. “Que tal um tbt medieval? Lançando a hashtag especial #tbtmedieval buscamos o engajamento dos voluntários que são integrantes do grupo de estudos que auxilia na organização do evento e participantes da Feira com o museu virtualmente”, anima-se Kugler.


Para cada dia do evento foi definida uma programação que será publicada nas redes sociais do museu. No dia 4 de outubro será o lançamento da festividade com o podcast Idade Média e Cultura Pop: uma Idade Média imaginada e será publicado o vídeo O que é a Idade Média? Dia 5 de outubro será divulgado o vídeo Frísia Medieval. Para quem gosta de um combate, no dia 6 precisará ficar atendo a publicação do vídeo Combate e Idade Média: conhecendo a esgrima histórica e na oportunidade será divulgado um podcast sobre a Alimentação na Idade Média. Um grupo de voluntários preparou uma Oficina de Arco e Flecha de PVC e o vídeo será lançado no dia 7. A programação encerra no dia 8 com o vídeo Nascimento e expansão do islamismo na Idade Média e a live Representações do Rei Arthur nas obras de Tolkien.


Para acompanhar o evento é só seguir o museu no Facebook (Parque Histórico de Carambeí e no Instagram, ou se inscrever no YouTube.


Da Assessoria

bottom of page