Oscar 2026: Brasil já tem pré-lista de possíveis representantes
- culturacaopg

- 19 de ago.
- 2 min de leitura

A Academia Brasileira de Cinema divulgou a pré-lista das obras que podem representar o Brasil no Oscar em 2026. A listagem tem 16 grandes obras nacionais competindo para assumir a representação brasileira na categoria de Melhor Filme Internacional.
Entre os favoritos estão “Vitória”, estrelado por Fernanda Montenegro; “O Último Azul”, vencedor do Urso de Prata no festival de Berlim de 2025; “O Agente Secreto”, vencedor de duas categorias na edição mais recentes do festival de Cannes; e “Manas”, a obra que venceu mais de 20 prêmios em festivais de cinema internacionais.
Para o próximo passo, a Academia Brasileira de Cinema deve formar a Comissão de Seleção, responsável por escolher a obra que vai representar o Brasil em uma das maiores premiações do cinema em 2026. A equipe é composta por 12 sócios da Academia e três membros indicados pela diretoria do colegiado.
A pré-lista completa inclui outros nomes, como:
A Melhor Mãe do Mundo;
A Praia do Fim do Mundo;
Baby;
Homem com H;
Kasa Branca;
Malu;
Milton Bituca Nascimento;
O Filho de Mil Homens;
Oeste Outra Vez;
Os Enforcados;
Retrato de Um Certo Oriente;
Um Lobo Entre os Cisnes.
A Comissão deve se reunir remotamente no dia 8 de setembro de 2025 para a escolha de seis títulos entre os inscritos. No dia 15, a Comissão volta a se reunir, dessa vez para a decisão final.
As indicações do Oscar 2026 serão divulgadas no dia 22 de janeiro de 2026. Já a cerimônia de premiação está marcada para 15 de março.
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli
Com informações: Agência Brasil e Omelete







Comentários