top of page

Oficina gratuita de cenografia chega a Guarapuava com formação prática e foco na criação artística

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 21 de out.
  • 3 min de leitura
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Guarapuava se prepara para receber uma nova edição do projeto Núcleos Paranaenses de Cenografia, que percorre o Estado com o objetivo de fortalecer a formação técnica nas artes da cena. A cidade será palco da Oficina de Cenografia, com aulas gratuitas de 21 a 31 de outubro, no prédio da Licenciatura em Artes da Unicentro, sempre de segunda a sexta-feira, no período noturno.


A iniciativa já passou por diversas regiões do Paraná, como Londrina, Maringá, Cascavel, Francisco Beltrão e Ponta Grossa e chega agora ao centro-sul do estado com a meta de formar novos profissionais e aprimorar a atuação de quem já integra o meio cultural. As inscrições estão abertas e podem ser feitas online, por meio do link https://linktr.ee/oficinasdecenografia.


Idealizado e coordenado por Gelson Amaral, arquiteto e cenógrafo premiado com o Shell de Melhor Cenografia em 2002, o projeto é uma imersão teórica e prática no universo da criação de cenários e elementos cênicos. Amaral tem trajetória marcada por parcerias com grandes nomes do teatro brasileiro e destaca a importância da formação técnica.“Os ofícios de profissionais das áreas técnicas do teatro são aprendizados adquiridos muitas vezes na prática. É um aprender que se faz constante”, afirma. Ele acrescenta que há carência de cursos específicos voltados a essa área no país e, por isso, a proposta das oficinas é oferecer uma vivência direta com os processos de concepção, projeção e construção de cenários.



A metodologia do curso envolve atividades práticas com projeção de cenários, experimentos com maquetes, manipulação de materiais e desenvolvimento de projetos cenográficos autorais. As aulas incluem também visitas técnicas a espaços teatrais, que permitem aos alunos observar diferentes configurações de palco, dimensões e funcionalidades. “Nossa ideia é criar, em cada cidade, um espaço de experimentação que dê a possibilidade aos participantes de vivenciarem na prática os estudos da linguagem cenográfica”, explica Amaral.


Com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, o projeto foi aprovado no Edital Qualifica Paraná e é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura – Governo Federal. A proposta ainda conta com o suporte do curso de Licenciatura em Artes da Unicentro e com a colaboração de uma equipe de profissionais experientes, entre eles a pesquisadora Carin Louro, o ator e diretor Marcos Martins e o produtor executivo Álvaro Canholi, da PÁ! Artística.


Além de oferecer materiais gratuitos aos participantes, o projeto aposta em uma formação acessível e inclusiva, com vídeos didáticos em LIBRAS e visitas a espaços culturais com acessibilidade arquitetônica. Em Guarapuava, a visita técnica será realizada no Teatro Municipal Marina Karam Primak.


Para Canholi, o impacto da iniciativa vai além da capacitação técnica: “Este projeto possui caráter formativo e, por si só, já cumpre com o importante papel de atuação social, comunitária e democratizadora que toda proposta cultural deve assumir.”

Depois de Guarapuava, as oficinas seguem para Curitiba e Paranaguá, encerrando o circuito estadual.


Serviço

Oficina de Cenografia – Núcleos Paranaenses de Cenografia

Data: 21 a 31 de outubro de 2025

Horário: das 19h às 21h (segunda a sexta-feira)

Local: Prédio de Licenciatura em Artes da Unicentro – Rua Padre Salvador, 875, Santa Cruz – Guarapuava (PR)

Informações: nucleosartesdacena@gmail.com |

Instagram: @nucleos_pr_cenografia


Projeto aprovado no Edital Qualifica Paraná, pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal.


Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page