O Fantástico Ônibus alcança 5.900 estudantes em experiência imersiva nos Campos Gerais
- culturacaopg
- há 3 minutos
- 3 min de leitura

Com uma proposta inovadora que mistura teatro, tecnologia e conhecimento científico, o espetáculo A Fantástica Viagem ao Coração encerrou sua temporada com números expressivos: foram 42 apresentações em 23 escolas públicas das cidades de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, atendendo mais de 5.900 pessoas — entre estudantes, professores e membros das comunidades escolares.
Realizada pela ABC Projetos Culturais e Estratégia Projetos Criativos, a iniciativa contou com patrocínio da Paccar Financial, Belgotex do Brasil e DAF, além do apoio das prefeituras locais e financiamento via Lei Rouanet. O Ministério da Cultura, do Governo Federal, viabilizou a execução do projeto que leva inovação à educação por meio de experiências sensoriais e envolventes.
No centro da proposta está o Fantástico Ônibus, um espaço cenográfico tecnológico que simula uma viagem interativa pelo corpo humano. Após assistirem ao espetáculo teatral com os atores David Dias, Larissa Brandão, Michella França e Renan Sota, os alunos embarcam literalmente em uma jornada pelo sistema cardiovascular, explorando de maneira visual e tátil conceitos como circulação sanguínea, batimentos cardíacos, trocas gasosas e os efeitos de emoções e atividades físicas sobre o coração.
“A experiência educativa e imersiva é um projeto que une ciência e tecnologia para abordar, de forma lúdica, o funcionamento do nosso coração. O Fantástico Ônibus é cheio de tecnologias, onde vivemos experiências sensoriais com cenários interativos”, comentou o prefeito de Castro, Dr. Reinaldo Cardoso.
A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, também acompanhou de perto e ressaltou: “Nós estamos com muita inovação na educação. O ônibus permite que as crianças saibam didaticamente o funcionamento do coração, da nossa máquina maior. É fazer diferente pra ter resultados diferentes”.
A ação foi reconhecida pelo Vale dos Trilhos, ecossistema de inovação de Ponta Grossa. “É muito bom ver os atores do ecossistema vibrantes, fazendo essas conexões. Isso é inovação, é fazer com criatividade”, afirmou Tônia Mansani, presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento da cidade.
O impacto direto nas salas de aula também foi celebrado por educadoras. A professora Kelly Cristina, da Escola Municipal Glacy Camargo Secco, relatou: “Foi uma experiência muito válida. Às vezes, só com a explicação verbal as crianças têm dificuldade de imaginar. A vivência dentro do ônibus ajudou a tornar tudo mais claro e interessante". Já Milena Galvani, de Castro, integrou o conteúdo da visita ao currículo. “Tudo aquilo que a gente estudou de forma externa a gente conseguiu ver nessa viagem interna ao corpo humano. Foi muito bacana”, afirmou. Ana Cláudia Martins, professora em Ponta Grossa, completou: "Foi maravilhoso para mim e para as crianças. No mesmo espaço é possível olhar, aprender e estar dentro do corpo humano. Ver o funcionamento de perto é incrível".
Alessandra Bucholdz, diretora da ABC Projetos Culturais, reforçou o caráter inclusivo da ação. “Trabalhamos numa turnê que privilegiou a descentralização e a democratização ao acesso a uma produção cultural inovadora e significativa”, afirmou. Ela também destacou a importância do incentivo fiscal e do patrocínio privado. “É um trabalho que só ganhou vida em função de toda a cadeia que reúne”.
Para Eduardo Godoy, diretor da Estratégia Projetos Criativos, a iniciativa vai além do aprendizado: “Ao realizar uma experiência imersiva, o público se transporta para um outro espaço, com foco total naquilo que está vivenciando. Isso cria memórias afetivas inesquecíveis”, declarou.
A cenografia foi desenvolvida pelo artista Élio Chaves, e o projeto envolveu cerca de 40 profissionais das áreas de engenharia, arquitetura, saúde, educação e artes, incluindo especialistas em teatro científico.
Ainda em 2025, o Fantástico Ônibus ganha uma nova missão: será adaptado novamente como A Fantástica Fábrica do Papai Noel, projeto natalino itinerante já conhecido no Paraná, que encanta crianças e adultos com experiências imersivas que unem fantasia e interatividade.
Com informações: Assessoria
Bình luận