• Redação

Museu Paranaense retoma visitas mediadas para grupos escolares

Os atendimentos, a partir do dia 16, serão sempre às terças, quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (10h) e tarde (14h)

Museu Paranaense retoma visitas mediadas para grupos escolares. Foto: MUPA

A partir do dia 16 (terça-feira), o Departamento Educativo do Museu Paranaense (Mupa) vai retomar o atendimento a grupos de alunos de escolas públicas ou privadas através de agendamento prévio. As visitas serão sempre às terças, quintas e sextas-feiras, nos períodos da manhã (10h) e tarde (14h).


Só em 2019, foram recebidas 11.959 crianças, adolescentes, adultos e idosos em visitas mediadas das exposições em cartaz. As atividades são desenvolvidas em articulação com as diversas áreas de pesquisa que compõem a instituição (Antropologia, Arqueologia e História), propondo estabelecer relações dialógicas com os visitantes e considerando as múltiplas formas de aprender e compartilhar conhecimento coletivamente.


As ações educativas são geradas a partir das exposições em cartaz, sejam elas do acervo da instituição ou mostras itinerantes. O Departamento Educativo atua como unidade mediadora entre o museu e o público de perfis diversos, espontâneos e agendados. A partir do mês de março de 2022, os grupos escolares interessados nas visitas mediadas contarão com um leque maior de opções e poderão ter acesso à visitas específicas nas mostras ligadas à arqueologia, povos indígenas e acervo histórico.


PÚBLICO ESPONTÂNEO- Além da retomada das visitas mediadas para grupos escolares, o Departamento Educativo criou um jogo voltado para o público espontâneo de adultos com crianças a partir de 6 anos. Disposto na sala de visitação da mostra Ephemera/Perpétua, o material é impresso e permite que as famílias explorem a exposição de maneira divertida, por meio de enigmas que devem ser desvendados ao longo da visita. As charadas presentes no mapa referem-se aos objetos expostos na mostra. No verso do impresso, os jogadores podem conferir as respostas e aprender mais algumas curiosidades sobre as peças.


Serviço: Mupa - duas opções de visitas mediadas

Exposição Ephemera/Perpétua: Visita mediada + Oficina Número de estudantes: até 20 (acompanhados por dois adultos responsáveis) Duração: 1h30


Conjunto de exposições do circuito de longa duração: Arqueologia do Paraná; Cidades coloniais; Povos indígenas; Curitiba; símbolos em questão; Eu memória, eu floresta: história oculta

Visita mediada: Número de alunos: até 30 (acompanhados por três adultos responsáveis) Duração: 1h30


Agendamento: Contato de terça a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30 (41) 3304-3305 / (41) 3304-3309 ou pelo e-mail: educativo_museupr@secc.pr.gov.br Mais informações sobre cada mostra podem ser consultadas no próprio site do museu, neste link.


Fonte: Assessoria