top of page
  • Foto do escritorRedação

Museu Casa Alfredo Andersen promove mostra da artista Mayumi Taguchi

A mostra terá performance de pintura e a presença de representantes da Embaixada do Japão

Museu Casa Alfredo Andersen promove mostra da artista Mayumi Taguchi Foto: Kraw Penas/SEEC

A primeira exposição individual da artista japonesa Mayumi Taguchi no Brasil será apresentada na quinta-feira (09) na Casa Creci, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis. A promoção da mostra é do Museu Casa Alfredo Andersen e o evento será das 18h às 20h, incluindo performance de pintura e a presença de representantes da Embaixada do Japão. Em cartaz até 9 de dezembro, "Primeira Visão - Aquarelas de Viagem" traz ao público obras produzidas em residência artística de Mayumi no museu, além de suas aquarelas de viagem, trabalhos construídos com diferenças sutis de cor e luz por meio de transparência técnica que retratam suas experiências pelo mundo.


Natural de Kobe, Japão, a artista já viveu em diversos países, incluindo Itália, Alemanha e Reino Unido, onde decidiu deixar a carreira de designer e dedicar-se exclusivamente à aquarela. Da Europa, chegou no Brasil em 2022, escolhendo especialmente Curitiba para iniciar uma nova experiência, explorando a paisagem brasileira e elementos locais como tema.


Em 2023, em seu período como residente, Mayumi observou algumas conexões com a arte de Alfredo Andersen, como padrões orientais presentes em algumas obras do mestre, que refletem a influência do japonismo, percebido no quadro "Duas Raças" do pintor norueguês.

Apesar da grande inspiração no clássico aquarelista John Singer Sargent, Mayumi encontrou na residência novos ares para seu trabalho. Durante sua estada na Alemanha, ela foi influenciada pelos pigmentos azuis orientais do século XVIII, semelhantes aos usados por Andersen, trazidos da Noruega.


Em alusão à Semana Andersen, semana cultural que comemora o aniversário de nascimento de Alfredo Andersen, "Primeira Visão - Aquarelas de Viagem" também conta com apoio do Museu Oscar Niemeyer e Sociedade Amigos de Alfredo Andersen.


Serviço:

Primeira Visão - Aquarelas de Viagem

Data: Vernissage: 9 de novembro, das 18h às 20h

Em exibição até 9 de dezembro

Visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h30

Local: Creci-PR - Rua General Carneiro, 814 - Alto da Glória, Curitiba


Por AEN

Comments


bottom of page