top of page
  • Foto do escritorRedação

MON terá oficinas e mediações gratuitas no mês da Consciência Negra

O Museu Oscar Niemeyer (MON) terá atividades temáticas gratuitas, ministradas pela equipe de educadores

MON terá oficinas e mediações gratuitas no mês da Consciência Negra. Foto: Divulgação/MON

No mês em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o Museu Oscar Niemeyer (MON) terá atividades temáticas gratuitas, ministradas pela equipe de educadores. Em 1º de novembro, o Laboratório de Experiências levará o público a explorar as relações entre a aquarela e o grafite, técnica utilizada pela artista Rosana Paulino na obra “Da Série Senhora das Plantas” (2019).


Pertencente à coleção permanente do MON, a obra está em exposição na Sala 2. A oficina ocorrerá em duas sessões: às 13h30 e às 15h30.

Na exposição “África: Diálogos com o Contemporâneo”, os visitantes participarão de uma visita mediada que aprofundará o contato com a arte africana e suas influências na contemporaneidade. A atividade será nos dias 8 e 22 de novembro, sempre em duas sessões: 11h e 15h.


O MON também promoverá um ateliê aberto de colagens em 15 de novembro, a partir das 11h, inspirado na mostra africana. Para participar, basta acessar o Espaço das Oficinas antes do horário limite, 15h30.


África

Em cartaz na Sala 4, “África: Diálogos com o Contemporâneo” é composta por um recorte da grandiosa coleção de objetos de arte africana do século 20, doadas ao MON pela Coleção Ivani e Jorge Yunes em 2021. Nesta fase, além das peças do acervo, a mostra exibe obras de seis artistas brasileiros, entre eles Rosana Paulino. A exposição tem curadoria de Paula Braga e Renato Araújo da Silva.


Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à


Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Serviço:

Programação Mês da Consciência Negra

Oficinas: Laboratório de Experiências: Aquarela e Grafite 1º de novembro Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h No Espaço de Oficinas Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um a


dulto responsável é obrigatória para menores de 14 anos. As inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas à lotação.


Ateliê Aberto: Entre Formas e Silhuetas 15 de novembro Aberto das 11h até 15h30 Espaço de Oficinas *Recomendada para maiores de 5 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para menores de 14. As inscrições são liberadas 15 m


inutos antes e por ordem de chegada na fila, sujeitas a lotação.


Mediações: “África: Diálogos com o Contemporâneo” 8 e 22 de novembro Sessão 1: 11h / Sessão 2: 15h Sala 4 As mediações emitem declaração de horas. Basta assinar a lista de presença no dia e solicitar o documento pelo e-mail educativo@mon.org.br.


Por AEN




Comments


bottom of page