top of page
  • Foto do escritorRedação

MON terá calendário especial com atividades educativas gratuitas

Serão diversas oficinas e mediações gratuitas em outubro, além de uma contação de histórias na área externa

No Mês das Crianças, MON terá calendário especial com atividades educativas gratuitas. Foto: Maita Franco/MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará diversas oficinas e mediações gratuitas em outubro, Mês das Crianças, além de uma contação de histórias na área externa. Os destaques da programação são uma oficina direcionada a crianças autistas e outra ministrada pelo artista Túlio Pinto, autor da exposição “Buraco no Céu”, em cartaz no Olho.


A programação terá início no dia 4, quando os visitantes poderão participar de um “Laboratório de Experiências” com tinta guache. A atividade acontecerá em duas sessões: 13h30 e 15h30. No projeto, a oficina do museu se transforma em um grande espaço de investigações e descobertas. Crianças e adultos podem conhecer de perto materiais e técnicas diversas, explorando suas possibilidades plásticas e sensoriais.


A primeira visita mediada do mês ocorrerá dia 11, às 15h, pelo Pátio das Esculturas, espaço de exposição permanente de obras de grande dimensão que pertencem ao acervo do museu. A mediação prioriza o diálogo e a investigação acerca das obras e dos artistas presentes na mostra.


Em 12 de outubro, Dia das Crianças, acontecerá o “Ateliê Aberto de Colagem”, das 10h30 às 16h30. Direcionada ao público de 5 a 12 anos, a proposta será exercitar a imaginação e explorar o Espaço de Oficinas do MON a partir de divertidos e curiosos desafios. O que será possível criar com cola e papel? Nessa oficina o tempo será livre e o participante terá autonomia na criação das suas produções.


Esta mesma atividade acontecerá no dia 28 para crianças autistas de 5 a 12 anos. Haverá entradas às 9h30, 11h e 13h.


Ainda no dia 12, às 15h, haverá uma contação de histórias, na área externa, “MON Sem Paredes”, com Samara Rosa. Elementos da natureza, como as árvores e os pássaros, serão o tema – e o encontro será na obra “Ao Redor de uma Árvore”, do artista Gustavo Utrabo.

Samara Rosa é mestranda em Educação pela UFPR e membro do grupo de estudos e pesquisas ErêYá. Contadora de história, professora na rede pública de Curitiba e bonequeira, já representou o Brasil em um evento internacional de contos orais na Argentina e gravou 10 episódios de histórias em podcasts de contos afro-brasileiros com a Unicef.


Oficina com Artista

No dia 14, às 14h, acontece uma oficina ministrada pelo artista Tulio Pinto, “Matéria do Mundo – Matéria no Mundo”. A atividade será no Pátio das Esculturas do MON. Nessa oficina, aberta a crianças e adultos, uma instalação efêmera e flutuante feita com balões cheios de gás hélio transformará a percepção do espaço.


Para o dia 18 está programada a “Oficina Sensorial de Argila”, às 13h30 e às 15h30. Nessa oficina de experimentação sensorial, os participantes vão se inspirar nas obras do Pátio das Esculturas para criar, com argila, uma escultura com texturas e formas. A atividade é recomendada para maiores de 5 anos, mas menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. É recomendada também para crianças cegas ou com baixa-visão.


No dia 21 haverá uma oficina de “Montagem de Escultura de Papel em 3D”, das 14h às 16h. A atividade é para o público a partir de 8 anos e menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. As inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência e seguem ordem de chegada, sujeita à lotação.


Para finalizar a intensa programação do Mês das Crianças, no dia 25, às 15h, acontece uma mediação interativa na exposição “Perpétuo Movimento”, de Norma Grinberg. Para participar basta comparecer à Sala 3 no horário da atividade.


Sobre o MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) é patrimônio estatal vinculado à Secretaria de Estado da Cultura. A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além de grandiosas coleções asiática e africana. No total, o acervo conta com aproximadamente 14 mil obras de arte, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.


Serviço:

OFICINAS:

Laboratório de Experiências: Tinta Guache

4 de outubro

Sessão 1: 13h30 às 15h / Sessão 2: 15h30 às 17h

Espaço de Oficinas

Recomendada para maiores de 3 anos. A participação de um adulto responsável é obrigatória para o público infantil. Inscrições são liberadas 15 minutos antes e por ordem de chegada na fila. Sujeita à lotação.


Ateliê Aberto de Colagem

12 de outubro

Das 10h30 às 16h30

Entrada permitida até 16h

Espaço de Oficinas

Recomendada para maiores de 5 anos, com participação de um adulto para menores de 14 anos. Sem inscrição prévia. Capacidade para 60 pessoas e sujeita à lotação.


"Matéria do Mundo – Matéria no Mundo"

Oficina ministrada pelo artista Tulio Pinto

Dia 14 de outubro, às 14h

Atividade gratuita, para adultos e crianças

Adquirir o ingresso de entrada comum ao MON


Oficina Sensorial de Argila

18 de outubro

Sessão 1 - 13h30 às 15h

Sessão 2 - 15h30 às 17h

Recomendada para maiores de 5 anos e menores de 14 anos precisam do acompanhamento de um adulto. Recomendada também para crianças cegas ou com baixa visão.


Montagem de Escultura de Papel em 3D

21 outubro

14h às 16h

Inscrições são liberadas com 15 minutos de antecedência, por ordem de chegada. Sujeita à lotação.


Ateliê Aberto de Colagem - para crianças autistas com idades entre 5 e 12 anos

28 de outubro, às 9h30, 11h e 13h.

Isenção de ingressos para crianças até 12 anos, com direito a um acompanhante com meia-entrada. Os demais devem adquirir ingresso de acesso comum ao MON.


Mediações

Pátio das Esculturas

11 de outubro - 15h

Subsolo do MON


"Perpétuo Movimento" – Norma Grinberg

25 outubro - 15h

Sala 3


Contações de Histórias

12 de outubro - 15h - com Samara Rosa

MON Sem Paredes


Museu Oscar Niemeyer

Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba


Por AEN

Comments


bottom of page