top of page
  • Foto do escritorRedação

MON oferece desde 2022 Cordão de Girassóis ao público autista

O Cordão de Girassóis foi instituído recentemente como símbolo oficial de identificação das pessoas com deficiências ocultas

Museu Oscar Niemeyer oferece desde 2022 Cordão de Girassóis ao público autista. Foto: Marcello Kawase

De forma pioneira entre os museus brasileiros, o Museu Oscar Niemeyer reconhece e disponibiliza o Cordão aos seus visitantes autistas desde 2022. O uso do símbolo, reconhecido internacionalmente, se tornou oficial a partir da Lei Federal nº 14.624, de 17 de julho de 2023, em que o Estatuto da Pessoa com Deficiência passou a inclui-lo como forma de identificação. O objetivo é identificar esse público para garantir seus direitos e atendimento adequado.


No Museu Oscar Niemeyer, o Cordão de Girassóis faz parte de um programa de inclusão “MON Para Todos – Pessoas Autistas”. Uma das realizações foi a entrega, no ano passado, da Sala de Acomodação Sensorial (SAS), espaço criado especialmente para pessoas neurodivergentes que precisam de um local reservado e com estímulos reduzidos dentro do Museu.


O programa também inclui ferramentas para preparação da visita – a Narrativa Social e o Mapa Sensorial, disponíveis no site do MON. Desde 2019, o Museu conta com o Núcleo de Acesso e Participação (NAP) para ampliar o acesso de todos os públicos a obras do acervo e às atividades oferecidas pela instituição. O objetivo é inserir cada vez mais a comunidade MON, participando ativamente de suas ações e propostas.


O NAP é formado por uma equipe multidisciplinar, com a missão de melhorar as condições de acesso dos diferentes públicos, trabalhando na construção de soluções de acessibilidade e inclusão social. O MON para Todos contempla ações voltadas para os públicos com deficiências. Além das pessoas autistas, atende pessoas cegas ou com baixa-visão, com legendas em Braille, maquete tátil, audioguia, esculturas originais e réplicas em miniatura. Para as pessoas surdas, oferece atividades e vídeos traduzidos em Libras.


Por AEN

Comments


bottom of page