top of page
  • Redação

MAC PR inaugura mostra que apresenta os 20 anos de Faxinal das Artes

Evento foi e é um importante marco na história da arte contemporânea paranaense e brasileira

MAC Paraná inaugura mostra que apresenta os 20 anos de Faxinal das Artes. Foto: SECC




A partir do dia 18 de outubro, o público visitante do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR) vai ter a oportunidade de ver de perto a exposição “20 anos de Faxinal das Artes: lacunas e processos”, de caráter histórico, celebrativo e reflexivo. Com curadoria do pesquisador Jhon Erik Voese, a mostra apresenta um olhar retrospectivo e reflexivo sobre Faxinal das Artes, evento que foi e é um importante marco na história da arte contemporânea paranaense e brasileira.


Em 2002, em Faxinal do Céu (distrito do município de Pinhão), aconteceu o “Faxinal das Artes: programa de residência de artistas contemporâneos”, organizado pela então Secretaria de Cultura do Estado do Paraná a pedido do ex-governador Jaime Lerner. Dentre os objetivos do evento estava produzir obras para o acervo público do Estado. A ideia foi um sucesso: boa parte das obras desenvolvidas pelos artistas em residência em Faxinal das Artes foi incorporada da coleção do MAC Paraná, influenciando a identidade deste acervo.


“Faxinal das Artes ou apenas Faxinal, como ficou conhecido o programa, não só é encantador, mas necessário para a construção da história da arte no e do Paraná”, afirma a diretora do MAC-PR, Carolina Loch. Para ela, "observar sua história e seu legado 20 anos depois é um trabalho cauteloso, que o pesquisador e curador Jhon Voese realizou com um olhar crítico, atualizado e apaixonado, que é como convido você a visitar esta exposição”.


Segundo Voese, a mostra procura problematizar não só a coleção do MAC-PR, mas também a própria história do evento, realizado entre 17 e 31 de maio de 2022. “Apesar dos 20 anos, ainda é difícil compreender algumas questões ou pensar sobre algumas contradições referentes a tudo o que ocorre no âmbito da cultura”, afirma.


A curadoria reuniu trabalhos produzidos na época do evento e também outros, desenvolvidos posteriormente, para proporcionar uma leitura de permanências e transformações.


Serviço:

“20 anos de Faxinal das Artes: lacunas e processos”

Abertura: terça-feira, 18 de outubro, às 19h

Local: Sala 09 do MAC no MON - Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico - Curitiba

O MAC-PR está operando temporariamente nas salas 08 e 09 do Museu Oscar Niemeyer devido às reformas em sua sede original.


Por AEN

bottom of page