O título remete à obra homônima do filósofo francês Gaston Bachelard, publicada em 1948. O museu, que funciona temporariamente no MON, recebe a mostra na Sala 9
Nesta terça-feira (28), às 19 horas, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC) inaugura a exposição individual “A Terra e o Devaneio da Vontade”, da artista visual Thalita Hamoui, com curadoria de Priscyla Gomes. O título remete à obra homônima do filósofo francês Gaston Bachelard, publicada em 1948. O museu, que funciona temporariamente no MON, recebe a mostra na Sala 9.
Thalita Hamoui graduou-se em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) em 2006. Suas obras já foram exibidas em diversas instituições renomadas, incluindo a Foley Gallery em Nova York e o Centro Cultural São Paulo. As pinturas são repletas de cores vívidas, revelam uma elaboração singular e não são construídas pela observação, mas por resquícios sensoriais de suas memórias.
Segundo Priscyla Gomes, curadora da mostra, “A Terra e o Devaneio da Vontade” estabelece um paralelo com a obra do filósofo francês Gaston Bachelard, propondo uma jornada pela percepção. A filosofia de Bachelard é refletida nas telas de Hamaoui, evidenciando a importância da interação física, da manipulação e da exploração da Terra.
“Há nessas paisagens um indiscernimento entre noite e dia, entre o que é vegetal, o que é aquático e o que é terroso. Tudo é miscível e se completa, numa fusão extasiante de tons áureos”, afirma a curadora.
A mostra de Hamoui é um convite à imersão sensorial, uma intersecção entre arte visual e filosofia que materializa, por meio de seus devaneios, a sua percepção da Terra.
Serviço:
"A Terra e o Devaneio da Vontade", mostra individual de Thalita Hamoui
Abertura: 28/11, terça-feira
Horário: às 19h
Entrada gratuita na noite de abertura
Visitação a partir de 29/11
Local: MAC no MON (Sala 9 no Museu Oscar Niemeyer) - Rua Mal. Hermes, 999 - Centro Cívico - Curitiba
Por AEN
Comentarios