Funarte anuncia a criação de diretorias específicas para circo, dança, teatro e memória
- hassliviamaria
- 30 de set.
- 2 min de leitura

Neste ano, a Fundação Nacional de Artes, órgão do Governo Federal brasileiro, completa 50 anos. Além do aniversário, a Funarte também celebra uma conquista: a criação de diretorias específicas para circo, dança, teatro e memória.
Esse passo é, na verdade, resultado da reestruturação institucional que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de agosto, Dia Nacional das Artes. A ação consiste em desmembrar a área de Artes Cênicas em três diretorias autônomas: Centro de Circo, Centro de Dança e Centro de Teatro. Além disso, vai instituir a Diretoria de Memória, Pesquisa e Produção de Conteúdos (DIMEMO).
Os centros de circo, dança e teatro vêm para somar às diretorias dos centros de Artes Visuais e de Música. Além disso, a administração específica de cada um dos setores pretende garantir mais atenção às especificidades e fortalecer cada setor, articulando e executando políticas públicas para cada um dos campos artísticos.
A presidente da Fundação, Maria Marighella, afirma que a criação dessas diretorias é "uma conquista histórica que valoriza as singularidades de cada linguagem artística e fortalece a capacidade de articulação da Funarte junto a artistas, grupos e territórios de todo o país”.
O Ministério da Cultura também divulgou os nomes envolvidos na administração de cada um dos Centros. O Centro de Circo será dirigido por Marcos Teixeira, o Centro de Dança será dirigido por Rui Moreira, o Centro de Teatro terá a direção de Aline Vila Real e, por fim, a DIMEMO será dirigida por Glauber Coradesqui.
FUNARTE
A Funarte é o órgão do governo responsável por promover a produção, prática, desenvolvimento e difusão das artes no país. A fundação também é responsável pelas políticas públicas federais que estimulam a atividade artística no Brasil.
A Funarte é vinculada ao Ministério da Cultura e é responsável pelas áreas de circo, dança, teatro,música popular, de concerto e de bandas, artes visuais e preservação da memória.
Com informações: MinC
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli







Comentários